Pesquisa visa respaldar melhorias na saúde pública do Amazonas

Pesquisa quer conhecer funcionalidade do serviço de saúde pública no AM/Foto: Arquivo
Pesquisa quer conhecer funcionalidade do serviço de saúde pública no AM/Foto: Arquivo
      Pesquisa quer conhecer funcionalidade do serviço de saúde pública no AM/Foto: Arquivo

Uma análise de um inquérito populacional feito em 2015, através da qual foram entrevistados 4.001 adultos, em Manaus, e na Região Metropolitana da cidade, quer identificar como estão sendo utilizados os serviços de Saúde, tanto consultas médicas quanto odontológicas e hospitalização, por essa população, com o objetivo de conhecer o comportamento dessas demandas pelos serviços, a fim de nortear ações de planejamento.
O projeto de pesquisa é fomentado pelo programa RH Doutorado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e, segundo a colaboradora do projeto Maria Elizete de Almeida Araújo, as entrevistas foram realizadas em domicílio e procuraram verificar a situação de saúde, o uso dos serviços do SUS e fatores associados.


Segundo a pesquisadora, a partir da identificação das demandas em saúde desse grupo será possível planejar melhor os investimentos na área no Estado. “Essas ações de planejamento servirão para mudar este cenário com a finalidade de dar mais atenção a esses serviços de saúde básica”, disse Elizete.

Outra finalidade do projeto de pesquisa é obter um perfil de doenças crônicas não transmissíveis na população de Manaus e Região Metropolitana, a exemplo de doenças cardíacas, diabetes mellitus, doenças respiratórias, artrite reumatoide e hipertensão. O desenvolvimento destas evidências poderá subsidiar ações de prevenção que contribuirão para as políticas públicas de saúde na região, além de fontes de dados para produção científica, produção de monografias para alunos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorados. “O projeto envolve alunos de doutorado da Universidade de Brasília (UnB), de mestrado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Farmacêuticas e de Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e alunos de iniciação científica do curso de Medicina da Ufam, que poderão contribuir com o que estão aprendendo para a própria comunidade onde vivem”, afirmou a colaboradora do projeto.

Benefícios à sociedade

De acordo com a pesquisadora, vários estudos serão gerados com este projeto de pesquisa, que trarão diversos benefícios para a sociedade, dentre eles, será feita uma revisão sistemática sobre o acesso e utilização dos serviços de saúde pela população, apontando melhorias no serviço.

Além disso, uma revisão dos estudos de base populacional sobre a prevalência de doenças crônicas e fatores de risco na população brasileira, e uma análise da prevalência de doenças crônicas e fatores de risco na região metropolitana de Manaus, também serão abordados na pesquisa, com o intuito de encontrar melhores formas para a prevenção e combate dessas doenças crônicas não transmissíveis.

Para Elizete, o apoio da Fapeam é essencial para fomentar estudos em uma área tão visada, como é a área da saúde. “Todo esse incentivo ajuda a fixar pesquisadores na região, e a mostrar que a Ciência é tão importante quanto qualquer outro setor e que também precisa de muito investimento”, afirmou Araújo.

Artigo anterior´Teste do Quadril´ é obrigatório em recém-nascidos, nas maternidades do AM
Próximo artigoSegunda fase da Olimpíada de Matemática será aplicada amanhã(19)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui