Pesquisadores usam Plástico Verde na solução sustentável para meio o ambiente

Foto: Divulgação

Estima-se que o mundo utiliza cerca de 250 milhões de toneladas de plástico todos os anos. Esses resíduos são hoje um dos maiores poluentes do planeta. É uma substância que simplesmente não desaparece quando jogada no lixo e demora para se degradar até 400 anos.


Por conta da sustentabilidade, a ciência trabalha por sua substituição. Um dos exemplos é uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) sobre o Plástico Verde à base de amido de mandioca e outras variantes que permite tornar o plástico biodegradável, podendo virar material orgânico após o seu uso.

“Imaginem o uso de sapatos fabricados com material biodegradável. Quando já estiverem sem utilização, podem ser jogados em um jardim e funcionarão como adubo”, exemplifica a pesquisadora Tereza Cristina Carvalho, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior  organização técnico-profissional do mundo, dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

Para Tereza, que também é pesquisadora atuante da Escola Politécnica da USP, o plástico verde biodegradável deverá ser uma tendência em um futuro próximo. “A ideia é não gerar mais resíduos, aproveitando-os em outra cadeia”, enfatiza a pesquisadora. Ela cita como exemplo as medalhas fabricadas para a Olimpíada de Tóquio deste ano, elaboradas com metais extraídos de aparelhos eletrônicos já inutilizados.

Artigo anteriorMais de 10 mil espécies correm risco de extinção na Amazônia
Próximo artigoInfraero apresenta projeto de nova área de Aviação Geral do Aeroporto de Belém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui