PF investiga uso de inteligência artificial contra prefeito de Manaus

Foto: Recorte

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), denunciou nesta sexta-feira (22) à Polícia Federal que foi vítima de uma fake news com uso de inteligência artificial. Segundo o município, um áudio começou a ser compartilhado em redes sociais com uma voz que imita a do prefeito.


No material manipulado, “o prefeito” ataca professores após um protesto pelo não pagamento do abono do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) neste ano.

“Tentam colocar como se eu estivesse falando para os professores. Todo mundo sabe da minha ligação com os professores e agora tivemos um problema com relação ao repasse do abono, em função da queda das receitas do Fundeb. E exatamente aproveitando essa questão, aparece essa fala para me colocar em rota de colisão com os professores a quem eu tenho total respeito” disse o prefeito em comunicado.

O prefeito fez uma postagem em uma rede social no qual mostra o momento em que faz a denúncia à PF.

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal no Amazonas, foi constatado que o áudio se trata de uma montagem, com possíveis recursos de inteligência artificial, contendo fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

Um perito analisou o áudio e, segundo ele, será possível chegar ao dispositivo de onde foi gerado o áudio.

“É possível fazer esse rastreio. Tudo isso que acontece na internet deixa esse mapeamento, deixa esses endereços e a gente consegue fazer esse rastreamento até a origem” explicou o perito Cleiton Lopes.

A Polícia Federal identificou dois suspeitos e irá ouvi-los nos próximos dias.

A instituição informou que o uso da nova tecnologia em campanhas políticas para manobras de criação de fake news em relação a candidatos em pré-campanha já configura preliminarmente o crime de difamação eleitoral, com pena de detenção.

No início de dezembro, o ministro Alexandre de Moraes defendeu cassar o mandato de quem usar a inteligência artificial de forma fraudulenta nas eleições.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorMulher de 52 anos morre atropelada na Ponta Negra
Próximo artigoLula assina indulto de Natal sem beneficiar presos por crimes contra mulheres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui