Polícia apreende grande quantidade de minério de em embarcação

Foto: Divulgação

MANAUS – A polícia ambiental na Domingo (02), efetuou apreensão de pouco mais de 1t de minério de tantalita. A ocorrência foi repassada via Disque-Denúncia 181 da SSP/AM, por volta de 12:30h, que informava que uma embarcação chegaria ao Porto de São Raimundo por volta de 15h, com carga de minério de tantalita, proveniente de extração ilegal em terras indígenas.

Foto: Divulgação

A tantalita possui alto valor comercial devido ao uso no mercado de eletrônicos. É ela quem dá origem ao tântalo, cujo beneficiamento se dá por meio de um processo minucioso. Depois de extraída, a rocha que contém o minério tantalita é britada e moída, seguindo para os processos de pré-concentração, concentração, flotação e envio para o forno siderúrgico onde é formada uma liga, pronta para uso no fim a que é necessário.

A equipe serviço deslocou até o local informado, onde a embarcação citada na denúncia, já estava no local e procedeu com a fiscalização no interior da embarcação. Durante este processo, foram localizados 40 (quarenta) sacos de fibra, onde foram acondicionadas porções que variavam de 16kg a 31kg de minério.

O responsável pelo minério não apresentou qualquer documentação válida de órgão competente, embora tenha exibido alvará de pesquisa, supostamente expedido pelo DNPM, porém, vencido há 4 meses, as notas fiscais exibidas apresentavam discrepâncias entre a carga exibida e à discriminação no documento, que não possuía informações suficientes para determinar a origem e o destino.

Foto: Divulgação

Em vista dos fatos narrados, o responsável pela carga, bem como o proprietário da embarcação, foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal, onde o primeiro fora apresentado como autor e o segundo, como testemunha e onde foram tomadas todas as providências cabíveis.

ITENS APREENDIDOS:
1,027t de minério de tantalita

PREJUÍZO AO CRIME:
R$ 279.344,00*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui