Polícia Militar substitui viaturas por lanchas e canoas em Anamã

Foto: Divulgação/PMAM

De dezembro a junho, chuvas intensas elevam o nível dos rios do Amazonas, incluindo o Purus e o Solimões, que passam pelo município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus), um dos mais atingidos pelo avanço das águas no interior do estado. Para atender as ocorrências, apesar da enchente, o 3º Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município trocou as viaturas por lanchas e canoas durante os patrulhamentos na cidade e comunidades próximas.


Para auxiliar a população nas vias alagadas, os policiais precisam mudar o fardamento, deixando de lado o oficial e passando a utilizar um modelo mais leve, usado em atividades físicas. Os veículos de quatro rodas também precisam ser substituídos por lanchas, que são adquiridas em uma parceria entre a Prefeitura de Anamã e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

“A primeira mudança é no fardamento, pois precisamos andar na água, literalmente. Em outras ruas mais fundas, usamos uma lancha”, explica o comandante do 3º GPM, tenente Everton Lima.

Durante o período de cheia, o município fica totalmente submerso. Mesmo assim, os policiais militares não deixam de fazer o patrulhamento ostensivo naquela região, sendo necessárias algumas adequações na rotina de trabalho dos profissionais.

“O policial precisa ir além das expectativas policiais comuns, pois é necessário aprender a andar de canoa, remar, pilotar lancha e rabeta. Andamos com água nos pés o tempo todo, mas isso não nos impede de continuar tirando os serviços”, finalizou o comandante.

Artigo anteriorMoradores de Parintins trocam nomes de ruas de bairro ‘esburacado’
Próximo artigoOperação fiscaliza aglomerações em Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui