Polícia prende bando envolvido com tráfico de drogas na ZL

Delegdo que comandou a Operação dá detalhes/Foto: PC

Delegdo que comandou a Operação dá detalhes/Foto: PC


A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã de sexta-feira (21), por volta da 06h00, após quatro meses de investigações, uma ação de combate ao tráfico de drogas na Zona Leste da capital, que resultou nas prisões de cinco pessoas.

 

Um adolescente de 16 anos foi apreendido. A operação foi coordenada pelos Delegados Titulares da 3ª Seccional Leste e 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Clóvis Leite e Pablo Geovanni, respectivamente, e contou com o apoio de delegados e servidores do 4º, 11º, 29º e 30º DIPs.

 As prisões aconteceram em cumprimento a cinco mandados de prisão, de busca e apreensão, expedidos no dia 11 de novembro de 2013 pela juíza Lídia de Abreu Carvalho Frota, da 1ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Na rua Jessy da Comunidade São Lucas, bairro São José 3, Zona Leste, foram presos Benedito Carlos de Oliveira, 57, e o filho dele, Carlos Adriano Paes de Oliveira, 20. Willian Brandão Filho, 24, estava no local consumindo entorpecentes.

Após consulta, os policiais constataram que Willian era foragido do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) desde maio do ano passado, onde cumpria pena por homicídio e roubo cometidos em agosto de 2009. O homem é também apontado como o autor de furtos ocorridos na área do bairro São José.

Na casa foram apreendidas 11 porções de maconha, duas porções grandes de cocaína pura, R$ 140 em espécie, um televisor 32 polegadas, duas impressoras e duas motocicletas sem restrição de roubo, que eram utilizadas para fazer a entrega dos entorpecentes.

O Delegado Titular do 9º DIP, Pablo Geovanni, comentou sobre as prisões. “Recebemos denúncia por meio do número 181 da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) sobre a venda de drogas naquela casa. No local, além de entorpecentes foi comprovado que a televisão e as impressoras foram furtadas no mês de janeiro e fevereiro de uma loja localizada naquele mesmo bairro”, ressaltou.

Em outro ponto da cidade, ainda como parte da ação, o Delegado Titular do 29º DIP, Jamilson Pacheco, cumpriu três mandados de busca e apreensão na rua 13 do Loteamento  Jardim Mauá, bairro Mauazinho. Em uma das casas foram presos Wendel dos Santos Neves, 18, e Greice Anne Gomes dos Santos, 18. Um adolescente de 16 anos foi apreendido. Na residência foram apreendidas oito trouxinhas de entorpecentes e R$ 71 em espécie.

Na rua Iraci Neves, ainda no bairro Mauzinho, os policiais civis cumpriram  mandado de busca e apreensão na casa de José Mateus da Costa Vieira, 24, conhecido como “Sapo”, que está preso desde fevereiro deste ano.

“Após as denúncias monitoramos as residências e conseguimos tirar de circulação no Mauzinho mais duas pessoas envolvidas com a venda de drogas. Recebemos informações de que na casa do “Sapo” a venda de entorpecentes continuava acontecendo. Com o mandado em mãos, fizemos uma busca no local, mas nada foi encontrado”, comentou o Delegado Jamilson Pacheco.

As investigações continuam para chegar aos autores do furto das impressoras e da televisão, furtadas no início do ano. Benedito e Carlos foram flagrateados  por tráfico e associação para o tráfico de drogas (Artigos 33 e 35, respectivamente, da Lei nº 11.343/06) e receptação (Artigo 180 da Lei nº 2848/40). Willian será reconduzido ao Compaj.  

 Wendel e Greice além de serem flagranteados por  tráfico e associação para o tráfico de drogas, foram autuados por corrupção de menor (Artigo 244 – B do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), já que o adolescente apreendido também comercializava entorpecentes.

Após os procedimentos cabíveis na unidade policial, Benedito, Carlos, Wendel e Greice foram conduzidos à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irão aguardar decisão da Justiça. O adolescente foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Inflacionais (DEAAI).


 

Artigo anteriorJosé Melo acompanha aula inaugural do projeto AM Bilíngue
Próximo artigoTefé, minha saudade! A Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui