

A Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), da Polícia Civil/Am, prendeu ontem, quinta-feira (30), Judison Saraiva da Silva, Kenny da Silva Rodrigues, Maycon Lima de Castro, Antônio Augusto Menezes de Souza, Álvaro Terço Ralph, e Gilly Cleosson de Souza Costa, apontados como autores do assalto ocorrido no último dia 15 de setembro, a uma agência bancária situada na avenida Brasil, bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus.
Na ocasião do delito, o bando utilizou dois ônibus para fechar os dois sentidos da via, entraram na agência fortemente armados, renderam os funcionários e alguns clientes que ainda estavam no local, e levaram do lugar aproximadamente R$ 680 mil.
A ação que resultou na prisão da quadrilha iniciou na manhã de ontem por volta das 10h, com as prisões de Álvaro e Judison, no momento em que os investigadores da Especializada interceptaram um carro modelo Crossfox de cor vermelha e placas NOW – 5697, que eles estavam, na rua Laguna, no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste. Em seguida os policiais prenderam na estrada do Turismo, Gilly e Mayco, que estavam em um carro modelo HB20 de cor prata e placas NOU 9322.
Kenny foi preso na avenida São Pedro, bairro Compensa. Antônio Augusto foi encontrado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital. De acordo com o Titular da DERFD, Delegado Orlando Amaral, as prisões de Kenny, Maycon, Antônio Augusto e Álvaro, foram em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido no dia 8 de outubro deste ano, pela juíza da 4ª Vara Criminal do Júri, Margareth Rose Cruz Hoagen.
Já Judison e Gilly, apesar de fazerem parte do esquema criminoso, foram presos em flagrante. Com o bando, além dos carros interceptados, foram apreendidos uma pistola 380 com 10 munições intactas, um revólver calibre 38 com seis projéteis intactos, aproximadamente 2 kg de substância entorpecente com aspecto de cocaína pura, um prensa hidráulica e uma motocicleta modelo Ducar, cor vermelha e placa OAN – 8677.
Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã de hoje na sede da DERFD, o Delegado Orlando Amaral revelou detalhes das investigações que culminou na prisão da quadrilha.
O resultado deste trabalho é em decorrência do serviço de inteligência da DERFD que foi realizado em torno do roubo que aconteceu a uma das agências do banco Itaú. Trabalhamos com câmeras de vigilância, tanto as do banco, como as do CIOPS e outras câmeras particulares. Identificamos os veículos utilizados no dia do crime, que eram todos roubados. Em continuidade as investigações, identificamos outros veículos que estavam usando após o crime. Logo, conseguimos identificar quatro elementos e representamos pelas prisões deles. Conseguimos também identificar os locais frequentados por eles e ontem deflagramos a ação e ainda obtivemos êxito na prisão de mais dois homens em flagrante”, disse.
Orlando Amaral informou que Álvaro, além de ser o líder do bando, é financiador do grupo e mentor do crime. “Álvaro passou mais de um mês em frente à agência assaltada observando a movimentação do lugar, assim ele articulou toda a ação”. A autoridade policial ressaltou que o dinheiro roubado ainda não foi recuperado, e que possivelmente essa quantia foi investida pelo grupo em pagamentos de dívidas, além de ser investida no tr& aacute;fico de drogas.
O Titular da DERFD declarou também que as investigações irão continuar. “Esse caso já foi elucidado, o próximo passo é prender o Lailton Monteiro de Oliveira, e identificar e prender outro homem, frisou Orlando Amaral.
A quadrilha irá responder por roubo e associação criminosa (Artigos 157 e 288, respectivamente, do Código Penal Brasileiro). Além desses crimes, Álvaro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas (Artigo 33 da Lei nº 11.343/06). Gilly e Judison foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Artigo 16 da Lei n 10.826/03).
Ao término dos procedimentos cabíveis, o bando será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar a decisão da Justiça.