Polo Industrial de Manaus recebe produção agrícola de Rio Preto da Eva

Foto: Gabriela Cativo/IDAM

Produtores rurais da vicinal ZF9, Distrito Agropecuário da Suframa, município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), realizaram na segunda-feira, 21 de agosto, a primeira entrega de produtos da agricultura familiar para cozinhas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A conquista desse novo mercado contou com o apoio do Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que tem incentivado agricultores familiares a diversificar as atividades agrícolas. 

 Ao todo foram comercializados 2.500 quilos de banana e 150 quilos de pimenta-de-cheiro que serão utilizados no preparo de alimentos das cozinhas industriais, informou o diretor-presidente do Idam, Massami Miki. “Estamos intermediando essa comercialização com outros empresários do Polo Industrial de Manaus para ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar. Além da banana e da pimenta-de-cheiro, também serão comercializados produtos como couve, macaxeira, melancia e jerimum”, afirmou Massami.

Foto: Gabriela Cativo/IDAM

 De acordo com o produtor rural Arildo Ramos Ijuma, de 52 anos, da ZF9, km 4, essa iniciativa do Idam foi fundamental para salvar nossa produção, uma vez que estamos concorrendo com a banana importada de outros estados como Maranhão, Roraima e Bahia. “Vamos fazer a entrega de nossos produtos semanalmente. Essa é a oportunidade que esperávamos para garantir a venda dos produtos, investir em outras culturas e ampliar a produção para atender as próximas encomendas”, concluiu Arildo.

Foto: Gabriela Cativo/IDAM

 Produção

Hoje Rio Preto da Eva tem cerca de 450 hectares de plantação de banana e produz 5,4 mil toneladas do produto por ano, dos quais 180 toneladas são oriundas da vicinal ZF9. O município também se destaca, há 16 anos, pela produção de laranja, peixes e grama esmeralda.

Foto: Gabriela Cativo/IDAM

 Assistência Técnica    

Com as orientações do Idam os produtores do ramal ZF9 têm utilizado tecnologias como o sistema de irrigação para produzir a banana e elaboração de projetos para acesso ao crédito rural. O escoamento da produção conta com o apoio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Os produtos abastecem o mercado local, feiras de Manaus, além do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui