FVS realiza a 2ª Jornada Científica do PAIC, com temas em Vigilância em Saúde


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realiza nesta quarta-feira (23), a 2ª Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) da FVS-AM. O evento tem início às 8h30, no auditório da sede da instituição, situada na Avenida Torquato Tapajós, Nº. 6132, Bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte de Manaus.
Para a coordenadora do PAIC-FVS, Dra. Leila Ferreira, serão apresentados 5 (cinco) trabalhos contemplados no programa da edição 2016/2017. “Os projetos foram trabalhados durante o ano vigente, e durante a jornada cada um dos bolsistas terá vinte minutos para apresentar sua pesquisa à banca de avaliadores da instituição”, disse.

A programação inclui a conferência de abertura com o título “Febre Amarela: desafio para saúde pública no Brasil e na Amazônia” que será proferida pelo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Entre os temas a serem apresentados pelos acadêmicos/bolsistas do PAIC-FVS constam: “Desigualdades sociais na incidência de tuberculose em Manaus/Amazonas”, “Estudo clínico-epidemiológico dos casos emergentes de zika vírus notificados no Estado do Amazonas: um estudo transversal”, “Leishmaniose Tegumentar Americana no Estado do Amazonas: distribuição no espaço e no tempo e aspectos clínicos da doença no período de 2007 a 2015”, “O Monitoramento de resíduo de agrotóxico em produtos de origem vegetal, como incentivo às atividades não-nocivas à saúde e ao meio-ambiente realizadas pelos produtores agrícolas em Manaus no período 2013-2015”, “Perfil epidemiológico dos municípios amazonenses de risco de inundação gradual”.

PAIC/FVS – Com dois anos de existência dentro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o PAIC-FVS realizou cerca de 15 pesquisas aplicadas em vigilância em saúde, contribuindo para formação específica, melhoria de ações de prevenção, controle e intervenções de doenças baseadas em evidências no Amazonas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui