Prazo para impugnação de candidaturas encerra neste domingo

Foto: Reprodução

Termina neste domingo (4) o prazo para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnar os pedidos de registro de candidatos que foram apresentados pelas agremiações partidárias ou coligações. Neste prazo, devem ser feitos os devidos questionamentos às candidaturas requeridas.

As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato. São várias as condições de inelegibilidade que impossibilitam um cidadão de concorrer a um cargo eletivo. Entre elas, situações decorrentes de ilícitos eleitorais, condenações criminais, rejeição de contas, faltas ético-profissionais graves e utilização de cargos públicos para ganhar benefícios. Essas e outras condições estão previstas na Lei de Inelegibilidades, que completou em maio deste ano 20 anos de vigência.

Também termina hoje o prazo para o cidadão, no gozo de seus direitos políticos, dar ao juiz eleitoral notícia de inelegibilidade de candidato. O prazo estipulado, nos dois casos, é de cinco dias contados da data da publicação do edital de candidaturas requeridas pelos partidos políticos ou coligações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui