Prefeitura promove curso para ‘Cuidador Comunitário’ no bairro Cachoeirinha

Foto - Divulgação / Semad

A Prefeitura de Manaus abriu nesta terça-feira, 27/9, mais uma turma do curso de “Cuidador Comunitário”. Desta vez, os moradores do bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade, são os beneficiados pela capacitação, promovida em parceria com a Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).


“Iniciamos a sexta turma desse importante curso na gestão do prefeito David Almeida. Vamos capacitar essas pessoas para que possam auxiliar idosos, sejam familiares ou conhecidos, garantindo uma maior qualidade de vida a essas pessoas, de forma adequada, com todos os cuidados necessários”, destacou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

O curso faz parte da área temática “Atenção ao Idoso” e terá duração de 21 horas. As aulas acontecerão as terças e quintas-feiras, na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na avenida Carvalho Leal, n° 931, na Cachoeirinha.

O objetivo é capacitar a comunidade para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trato adequado com pessoas da terceira idade, como recomendações gerais quanto a alimentação, higiene pessoal e medidas de prevenção, além de noções de direitos humanos, políticas de apoio ao idoso e as situações de violência e maus-tratos.

“O diferencial desse curso é que não são apenas aulas teóricas, também se aprende na prática o atendimento de primeiros socorros. Observamos que atualmente é grande o número de idosos e eles necessitam de cuidados práticos, importantes e eficazes no momento de um acidente, por exemplo, como o efeito pelo engasgo e até ataques cardíacos”, informou a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra.

A instrutora selecionada para o curso foi a professora Márcia de Azevedo Alves, graduada em Serviço Social, e que possui especialização em Planejamento e Gestão em Políticas Públicas, ambas pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte); mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com capacitação técnica e pedagógica, entre outras qualificações.

O curso inclui temas como “Conceito de idoso”; “O Cuidador de idosos e os aspectos biopsicossociais do envelhecimento”; “Noções básicas de cuidados de higiene pessoais e os aspectos de alimentação voltados aos cuidados com o idoso”; medidas de prevenção “Direitos humanos e cidadania”; “Aspectos de alimentação saudável voltados aos cuidados com o idoso”; e as “Mudanças psicossociais e espirituais no envelhecimento”.

Artigo anteriorManauscult lança edital para comercialização de alimentos no ‘Manaus Adventure 2022’
Próximo artigoPrograma ‘Asfalta Manaus’ recupera ruas do centro da cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui