Prefeituras do interior devem investir na Primeira Infância

Reprodução: Rawpixel/Getty Images

As prefeituras e o governo do Estado deverão investir na Primeira Infância. A recomendação é do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), que emitiu uma série de alertas. O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de investimento e atenção às políticas voltadas para a Primeira Infância, período que compreende desde a gestação até os seis anos de idade.


Dentre as ações apontadas nos alertas, foi destacada a importância da implementação de políticas públicas que atendam às especificidades da primeira infância, em conformidade com a Lei Federal nº 13.257/2016. A preocupação é de que os gestores cumpram com o dever de estabelecer políticas que garantam o desenvolvimento integral das crianças na faixa etária, conforme previsto em lei.

Aos municípios, foi chamada atenção para a elaboração de Planos Municipais que atendam aos direitos e necessidades das crianças da faixa etária. Para isso, é necessária a previsão de recursos na Lei Orçamentária Anual, e a instituição de comitês municipais voltados à discussão e implementação das políticas públicas.

Os 62 gestores municipais do Amazonas também devem incluir a Primeira Infância nos Planos Plurianuais, com as mesmas preocupações e planejamentos financeiros orientados ao Governo Estadual.

Artigo anteriorDetran Amazonas alerta sobre os perigos do uso da linha de cerol próximo de vias urbanas
Próximo artigoOperação Hórus apreende cerca de 16 toneladas de pirarucu seco em Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui