Profissionais de educação física protestam contra irregularidades cometidas pelo CREF

Foto: Reprodução

Os profissionais de educação física protestaram na última sexta-feira (1), em frente à sede do Conselho Regional de Educação Fiscal da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR), localizada na Av. Maués, nº 1023, bairro Cachoeirinha. Os organizadores  chamaram a atenção para cobranças irregulares de formação sem validade legal.


Segundo um dos manifestantes, Alex Galvão, o CREF8 tem contrariado as duas leis federais (9394/96 e 9696/98) que regulamentam a profissão. “Uma interpretação equivocada da resolução nº 07/2004 do Ministério da Educação (MEC) sobre os cursos de licenciatura e bacharelado tem tirado o direito de atuação plena do licenciado”, pontuou o professor.

Anteriormente, os profissionais formados em Educação Física podiam atuar tanto no magistério como professor de educação física quanto como instrutor em academias. A partir do entendimento distorcido, o conselho passou a exigir dois cursos, sendo que ambos possuem a mesma grade curricular com mudança apenas na nomenclatura das matérias. A complementação indicada pelos conselheiros do CREF8 não tem reconhecimento legal do MEC.

“Conforme a norma jurídica, uma resolução não pode se sobrepor a uma lei federal. Mesmo assim, os colegas têm sido ameaçados tanto por integrantes do conselho quanto por proprietários de academias que tem exigido dos instrutores e personais trainers o curso que não tem respaldo legal. O órgão que deveria proteger os profissionais se transformou no algoz mais feroz da categoria”, destacou Alex Galvão.

O buzinaço foi marcado para  sexta-feira devido as eleições do CREF8. Os manifestantes mostraram para os postulantes aos cargos de diretoria que não estão dispostos a continuar suportando a cobrança irregular por capacitação. Muitos profissionais para trabalhar estão pagando por cursos em faculdades particulares, indicadas pelo próprio conselho.

Artigo anteriorRacismo: O que é? Como resolver? – por Luís Araújo
Próximo artigoSetemp divulga lista dos aprovados para cursos de qualificação em parceria com Iabesp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui