Projeto que prevê uso de energia solar em semáforos vai à votação na CMM

Semáforo a energia alternativa/Foto: Arquivo
Semáforo a energia alternativa/Foto: Arquivo
Semáforo a energia alternativa/Foto: Arquivo

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) irão analisar, na próxima semana, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), sobre o Projeto de Lei 225/2014 que prevê a implantação de semáforos à base de energia solar, proposta de autoria do vice-líder do prefeito de Manaus, vereador Ednailson Rozenha (PSDB), e que foi apresentada em agosto deste ano.

O projeto é voltado às empresas que prestam serviços em Manaus na área de sinalização de trânsito e tem duas principais finalidades: primeira, acabar com os transtornos no trânsito quando ocorrer a interrupção elétrica do sistema de energia e, segundo, reduzir o consumo de energia elétrica convencional contribuindo com a preservação do meio ambiente


Inicialmente, a proposta era apenas uma Indicação à Prefeitura, mas depois de ter sido analisada pela Procuradoria Geral da Casa se tornou Projeto de Lei. “Esse sistema pode sim, ser uma realidade na nossa cidade. Afinal, somos uma das cidades que mais tem criado políticas públicas relacionadas à preservação do meio ambiente. O sistema trará importantes ganhos”, disse.

Segundo o texto da proposta, “levantamento recente demonstra que o Brasil recebe 2,2 mil horas de insolação, quantidade suficiente para gerar 15 trilhões de megawatts”. “É uma alternativa, assim como a energia eólica (gerada pela força do vento) e a do mar. A energia solar é inesgotável e precisa ser considerada uma alternativa energética promissora”, concluiu.

Artigo anteriorBrasil perde o 1º set, mas se recupera, bate a Holanda e fica perto da 3ª fase
Próximo artigoTerras indígenas ganham planos de gestão territorial e ambiental na Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui