Projeto ‘Ronda Maria da Penha’ implantado na Zona Norte de Manaus

Ronda "Maria da Penha", implantado na Zona Norte/Foto: Roberto Carlos

Ronda "Maria da Penha", implantado na Zona Norte/Foto: Roberto Carlos
Ronda “Maria da Penha”, implantado na Zona Norte/Foto: Roberto Carlos
Bairro Cidade de Deus, recebe o Ronda Maria da Penha/Foto: Roberto Carlos
Bairro Cidade de Deus, recebe o Ronda Maria da Penha/Foto: Roberto Carlos

Com o intuito de reduzir os índices de crimes contra a mulher, o projeto Ronda Maria da Penha amplia suas ações, foi lançado ontem (05), no bairro Cidade de Deus, na zona norte da capital, no auditório da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizada na avenida Nossa Senhora da Conceição, naquele bairro.
O projeto foi lançado em setembro do ano passado no bairro Novo Aleixo e adjacências, zona norte de Manaus, e tem o objetivo de proteger as vítimas da violência doméstica, que solicitarem da justiça medida protetiva estabelecida na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

O Ronda Maria da Penha, acompanha as vítimas que solicitam medidas protetivas oferecendo apoio psicossocial e visitas às casas para verificar se o agressor retornou ou não à residência da vítima. Entre os meses de setembro de 2014 e abril deste ano, o projeto realizou 1.169 visitas em lares e atendeu cerca de 154 vítimas.

O trabalho no bairro Cidade de Deus vai contar com o apoio das lideranças comunitárias, professores e diretores de escolas para fortalecer o combate aos crimes contra a mulher. Conforme a comandante do projeto Ronda Maria da Penha, capitã Adriana Sales Gomes, será fundamental esse suporte da comunidade para o êxito do projeto no bairro.

“Resolvemos entrar para o bairro Cidade de Deus devido aos altos índices de violência doméstica que existe nesse bairro para tentar combater os crimes. Contamos com esse apoio das lideranças comunitárias e dos moradores da área para termos sucesso com esse trabalho na zona leste”.

Índices elevados – Segundo a delegada Débora Mafra, do anexo da Delegacia Especializada em Crimes contra a mulher no bairro Cidade de Deus, o local registra um dos maiores índices de violência praticado contra as mulheres na cidade de Manaus. “Temos uma alto registro de crimes, entre eles o de ameaça, lesão corporal e vias de fato. E esse projeto chegou em bom momento para colaborar com a delegacia da Mulher no sentido de dar prosseguimento aos inquéritos”.

Atualmente, o Ronda Maria da Penha atua na área da 27ª CICOM – abrangendo os bairros Amazonino Mendes II e Novo Aleixo. No bairro Cidade de Deus, uma viatura e nove policiais militares estarão desenvolvendo o projeto na comunidade. O telefone  do Ronda Maria da Penha é: 8855-0854.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui