Projeto ‘SerMãe’ estimula vinculação de grávidas às unidades de saúde

Foto: Reprodução

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, na Compensa, zona Oeste, sediou ontem sexta-feira, 18/6, o primeiro encontro do projeto “SerMãe”, da Prefeitura de Manaus, que tem o objetivo de orientar as mulheres e seus acompanhantes sobre a importância da realização do pré-natal, as mudanças que acontecem no corpo da mulher e a necessidade de cuidados especiais no período da gravidez.


A ação reuniu a equipe multiprofissional da unidade, em parceria com a aluna do curso de especialização em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família, da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), Hellen Bastos, idealizadora do projeto.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressaltou a importância da escuta qualificada e do acompanhamento das gestantes pelas equipes de saúde para a permanência delas no processo de cuidado, resguardando o direito à gravidez, parto e puerpério seguros e humanizados. “As ações estratégicas e indicadores de acompanhamento ao pré-natal são prioridade na gestão do prefeito David Almeida e a Semsa, por meio de suas equipes, desenvolve ações que visam qualificar o atendimento a este grupo prioritário, que são as gestantes, melhorando o acesso, acolhimento e vinculação delas às unidades de saúde”, afirmou.

A assistente social Hellen Bastos e responsável pelo projeto, destacou que este foi o primeiro encontro, mas outros deverão acontecer.

“A ideia é termos um grupo de grávidas para rodas de conversa, atividades lúdicas que despertem para a importância do pré-natal, do envolvimento do parceiro, do compromisso com as consultas e acompanhamento pela equipe, para minimizar complicações da gestação, parto e puerpério”, observou.

As atividades são realizadas observando as regras de segurança e distanciamento social.

A assistente social da UBS, Elizabeth Modernel, contou que a ideia de criar o grupo de gestantes já vinha sendo amadurecida há um tempo, por entender que o trabalho das equipes de saúde da rede pública tem como objetivo a ampliação do acesso da população aos serviços oferecidos nas unidades e às informações para que possam cuidar da saúde. “A importância desse grupo é a possibilidade de compartilhamento de informações, formar vínculos e permitir que tenhamos um cuidado de saúde no pré-natal mais potente”, explicou.

A consultora de vendas Jonara Canto, que está grávida do primeiro filho, disse que procurou a UBS Leonor de Freitas em busca de orientação, por não ter experiência. “Como é o meu primeiro filho, eu preciso de orientação sobre como cuidar da minha gravidez e depois, como cuidar do bebê. As consultas de pré-natal são muito importantes para mim, para o meu filho e também para o pai, que faz questão de nos acompanhar nas consultas”, afirmou.

Artigo anteriorPrefeitura recebe doação de tablets para agilizar campanha de vacinação
Próximo artigoRoberto Cidade participa de lançamento do Plano Verão Manicoré

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui