Quanto tempo de sol é preciso para obter boa dose de vitamina D?

É preciso pegar sol, mas com cuidado para não ser demais/Foto: Divulgação

Tomar banhos de sol é essencial para que o corpo consiga produzir a vitamina D, imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Contudo, os raios ultravioleta podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.


Mas, afinal, quanto tempo podemos e precisamos ficar no sol para obter os benefícios de uma exposição solar saudável e sem riscos?

Um grupo de cientistas espanhóis calculou o tempo de exposição necessário para conseguir obter a dose recomendada de vitamina D, no verão e no inverno.

Os pesquisadores da Universidade de Valência analisaram a radiação solar ultravioleta – ou o tempo que leva para que a pele fique vermelha – entre as 12h30 e as 13h30 em Valência, durante quatro meses (um por cada estação do ano) entre 2003 e 2010.

Segundo o Daily Mail, os resultados mostram que uma pessoa comum (com um tipo de pele III, o mais comum) não deve passar mais de 29 minutos por dia em exposição direta ao sol durante o mês de julho (verão), de forma a obter a dose recomendada de vitamina D sem ficar com queimaduras solares.

No entanto, em janeiro (inverno), quando a exposição solar do corpo é de 10%, o mesmo indivíduo pode permanecer ao sol durante 150 minutos, para obter o suficiente do nutriente. Entre abril e julho, com a exposição do corpo em 25%, seria suficiente passar 10 minutos sob o sol para obter a dose recomendada de vitamina D. E em outubro, por exemplo, seriam necessários 30 minutos de exposição solar, segundo o El País.

É preciso pegar sol, mas com cuidado para não ser demais/Foto: Divulgação

A autora do estudo, Maria Serrano destaca que “A radiação recebida também depende da postura, da forma do corpo e das roupas”.

O estudo foi publicado na revista Science of the Total Environment e aponta que, durante o inverno, devido à escassez de dias ensolarados, a população deve procurar obter vitamina D através da alimentação, apostando em alimentos como fígado, ovos, carnes vermelhas e peixes gordos, ou de suplementos alimentares.

Recentemente outro estudo apontou que consumir vitamina D diariamente evitaria muitas gripes e resfriados.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anteriorAécio Neves campeão de pedidos de investigação na lista de Janot
Próximo artigoTitãs celebram 32 anos de carreira com show único no Uruguai

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui