Registro de Gripe no Rio de Janeiro é de até 300% de aumento nos bairros

No Rio de janeiro têm aumento de até 300% dos casos da gripe H3N2 - foto: rede sociais

Secretário municipal de Saúde da capital informou que Instituto Butantan vai doar 400 mil doses de imunizantes.


Com a cidade oficialmente declarada em surto de gripe Influenza A (H3N2), o Rio de Janeiro está há quase uma semana sem vacinas para imunizar a população.

Nesta quarta-feira (8), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que pediu ajuda ao Instituto Butantan, em São Paulo, para receber doses da vacina.

Segundo a Prefeitura de Caxias, o aumento registrado nas unidades de atendimento chegou a 300%. O estoque de vacinas da gripe é baixo e deve durar só até este fim de semana. No município, a taxa de vacinação contra o vírus da gripe é considerada baixa. Menos de 50% do público alvo (crianças, gestantes e idosos) está imunizado.

Em entrevista à TV Globo, Soranz afirmou que está “cobrando muito o Ministério da Saúde”, mas até agora não houve o envio dos imunizantes para a capital e para alguns municípios do estado do Rio, que também estão sem vacina e começam a ser classificados em estado de surto de gripe.

O Butantan se propôs a doar 400 mil doses, segundo o secretário. Depois de dois dias de atraso para envio de remessas da vacina, o Ministério da Saúde prevê fazer a entrega de 100 mil doses, mas ainda não há nenhuma previsão da data para a chegada do imunizante à cidade.

Esgotaram as doses

Na última sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nas redes sociais que as doses contra a gripe haviam se esgotado e que a campanha nos postos cariocas para a população não continuaria a partir do dia seguinte. Desde então, o Rio de Janeiro está com a vacinação interrompida, apesar do aumento de casos nas últimas duas semanas.

Em apenas uma semana, a capital registrou mais de 6,5 mil casos da gripe H3N2. Na última semana de novembro, o Rio chegou a ter 23 crianças internadas na rede pública de saúde com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Artigo anteriorAnderson Sousa incentiva a Educação pagando o 14º salário em Rio Preto da Eva
Próximo artigoAmazonas receberá 13,5 toneladas de alimentos doados por brasileiros no exterior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui