Residências concentram a maioria dos incêndios, segundo Corpo de Bombeiros

Foto: Divulgação/SSP-AM

Casas e apartamentos concentraram quase metade dos incêndios registrados em Manaus ano passado, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Ao longo do ano de 2019, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi mobilizado para cessar chamas em 109 ocorrências. Em 46 dos casos, o sinistro foi em casas, apartamentos ou condomínios residenciais.


Depois dos incêndios em residências, aparecem os casos registrados em veículos. Foram 22 incêndios nessa modalidade, no ano passado. Na sequência estão os incêndios em prédios, com 20 casos. Entre os diversos tipos de ocorrências, os Bombeiros também foram acionados para cinco incêndios em estabelecimentos comerciais.

Manter em dias as instalações elétricas e observar as regras de utilização de equipamentos eletrônicos também são medidas preventivas essenciais. “Cuidados como não utilizar aparelhos elétricos em divisores (benjamins ou ‘T’) em uma única tomada e não usar fiação elétrica inferior à resistência exigida são itens importantes que previnem e podem evitar um incêndio”, disse.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Edificações públicas (escolas, comércios, empresas) e de grande circulação de pessoas possuem vistoria e fiscalização. Ambas são realizadas por equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros, sendo uma por iniciativa do proprietário ou responsável legal e outra de acordo com uma denúncia, como explica o sargento Fábio Góes, chefe do setor de análise técnica do DAT.

Para casos de emergência nestas edificações, a plena e efetiva atuação de uma brigada de incêndio (previamente estabelecida) é suficiente para o controle da situação. Brigadistas são ocupantes da edificação, treinados pelos Bombeiros para a utilização correta de todos os itens de segurança que um local possui.

Em casos de fiscalização, caso seja constatada alguma irregularidade no projeto da edificação, o proprietário tem 30 dias para regularizar a situação de seu estabelecimento. A Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros fica na rua Professor Ernani Simão, 1.298, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. O atendimento é das 8h às 14h.

Artigo anteriorTraficantes e milicianos impõem toque de recolher em comunidades do Rio
Próximo artigoConsumidor com conta de luz atrasada não terá o serviço suspenso durante 30 dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui