O Sindicato dos Rodoviários promete fazer “catraca livre” na greve geral anunciada para a próxima quarta-feira (23), depois da negativa do Sindicato das Empresas (Sinetram) se negar a rever a proposta de reajuste salarial de 6%, anunciado pelo prefeito de Manaus na semana passada.Ontem (15) os motoristas e cobradores realizaram uma assembleia para decidir se aprovavam ou não a oferta do prefeito e das empresas patronais de 6%. Por unanimidade, a proposta foi recusada e os trabalhadores optaram por greve geral, com o aditivo da catraca livre para não causar prejuízo à população.
O presidente do Sindicato dos trabalhadores, Givancir de Oliveira, acusou o prefeito de querer jogar a população contra os trabalhadores no decorrer da paralisação da semana passada, e de não cumprir a promessa de estabelecer 1.000 tarifas de ônibus, como salário da categoria.
Esses foram alguns dos motivos pelo qual os trabalhadores preferem fazer a catraca livre. Segundo Givancir, eles vão fazer a greve sem prejudicar a população e não permitir que o prefeito vá mais uma vez para a impressa tentar denegrir a imagem dos trabalhadores e da entidade sindical.