Ministra Rosa Weber visitará o Amazonas nesta quarta-feira (19)

Ministra Rosa Weber durante visita a comunidades tradicionais no Amazonas - foto: recorte/recuperada

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, estará no Amazonas nesta quarta-feira (19). A magistrada fará o lançamento da primeira tradução oficial da Constituição Federal em língua indígena.


O evento acontecerá em São Gabriel da Cachoeira (AM). A tradução da Constituição foi feita por indígenas bilíngues da região do Alto Rio Negro e Médio Tapajós, na língua Nheengatu, conhecida como o tupi moderno.

O objetivo é promover os direitos dos povos indígenas no marco da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) das Nações Unidas. O projeto foi realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas, e conta com o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional e da Academia da Língua Nheengatu.

A presidente do STF ainda participará da sanção da Lei Estadual de cooficialização das línguas Indígenas e instituição da Política Estadual de Proteção das línguas indígenas no Estado do Amazonas e será apresentada, na sede do Instituto Socioambiental (ISA), a “Carta de São Gabriel da Cachoeira”, documento que será levado para análise do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas relacionadas aos Povos Indígenas (Fonepi).

Rosa Weber ainda tem compromissos em Maués e Parintins.

Artigo anteriorCliente de drogaria é executado a tiros após subir em sua moto na Cidade de Deus
Próximo artigoBandidos lançam granada contra rival em beco no Santo Agostinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui