Samsung prepara novo edital para programa de apoio à startups

Sede da Fapeam, em Manaus/Foto: Arquivo

A Samsung prepara para o segundo semestre deste ano, o lançamento de um novo edital do Programa de Promoção da Economia Criativa, que tem como objetivo apoiar startups de todo o país, por meio de atividades intensivas de capacitação e apoio financeiro, de acordo com anúncio feito durante o Workshop de Incubação de Empreendimentos Inovadores e Competitividade Regional, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Conforme o coordenador nacional do Programa de Promoção da Economia Criativa da Samsung, Antonio Marcon, além da Anprotec, que já é parceira do projeto, o novo edital contará com o apoio da Fapeam. Ele explica que, nessa etapa, o programa deverá dar uma atenção especial às startups e incubadoras da região amazônica.


Sede da Fapeam, em Manaus/Foto: Arquivo

Segundo Antonio Marcon, o workshop promovido pela Fapeam e Anprotec foi de extrema importância, para se conhecer melhor as prioridades estratégicas mapeadas pelo governo do estado e, assim, a Samsung poder apoiar startups com o perfil para atender essas demandas. “Dentro dos temas apresentados no evento já é possível verificar áreas importantes, como a sustentabilidade, indústria de eletroeletrônicos e o agronegócio, em que a Samsung tem bastante interesse em apoiar”, afirmou.

Marcon ressalta que, no fim do ano passado, a Samsung realizou um evento durante o qual foi possível reunir instituições que atuam com inovação tecnológica, incubadoras e startups da região e identificar os desafios técnicos e legais nesse segmento. “O workshop, então, foi uma continuação e serve como base para que as incubadoras preparem-se para o próximo edital de apoio que a Samsung está organizando”, ressaltou.

No primeiro ciclo do programa de economia criativa da Samsung, oito startups foram selecionadas para acelerar seus projetos durante seis meses, por meio de atividades intensivas em mentoria, capacitação e apoio financeiro. No segundo edital, 12 startups foram selecionadas.

Parceria

O Programa de Promoção da Economia Criativa é resultado da parceria firmada em 2015 entre Samsung e Anprotec, voltada à promoção do empreendedorismo e da inovação. Por meio da parceria, a Associação se comprometeu a realizar treinamentos, articular políticas públicas e propagar conhecimento sobre economia criativa para seus associados e empresas inovadoras. A Samsung, por sua vez, atua como facilitadora da relação entre a Anprotec e o CCEI, identificando projetos aptos a participarem do Programa. Em cinco anos, a empresa investirá US$ 5 milhões no projeto.

Sobre a Anprotec

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne 345 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 369 incubadoras de empresas, cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos e 35 aceleradoras de empresas. Saiba mais em www.anprotec.org.br.

Artigo anteriorClube Futuro Cientista ensina crianças e adolescentes a preservarem o meio ambiente
Próximo artigoTermina sequestro na ponte Rio-Niterói

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui