Amazonas Cidades Cultura

SEC reúne secretários para discutir projetos de cultura do interior

SEC promove reunião com secretários municipais para potencializar ações culturais no interior - foto: divulgação
Redação
Escrito por Redação

Secretários de cultura do Estado e dos municípios deram início, em reunião nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Palácio da Justiça, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), aos projetos que visam potencializar as ações culturais no interior do Amazonas.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, abriu a reunião ressaltando a importância de ouvir as demandas para traçar um panorama das atividades a serem desenvolvidas em cada município.

Apolo falou da potencialização cultural do interior, não de interiorização da cultura. Ele explicou que este é o entendimento do novo governo, na gestão Wilson Lima. “Temos consciência das diversas manifestações e riquezas dos nossos municípios e pretendemos colaborar com nossas expertises para potencializar as ações e o seu alcance”.

SEC promove reunião com secretários municipais para potencializar ações culturais no interior – foto: divulgação

Participaram da reunião os secretários municipais de Cultura de Coari, Beruri, Jutaí, Uarini, Lábrea, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Amaturá, Anamã, Carauari, Fonte Boa, Boa Vista do Ramos, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Apuí, Itacoatiara, Pauini, Humaitá, Parintins, Manicoré, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Barreirinha, Urucará, Santa Izabel do Rio Negro, Tonantins, Nova Olinda do Norte, Itamarati, Manaquiri, Caapiranga, Codajás, Maraã, Santo Antônio do Içá, Juruá, Tapauá, Anori, Nhamundá, Autazes e Maués.

Temas abordados

Entre os principais pontos discutidos estão a possibilidade de levar unidades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro para mais municípios além de Parintins, a implantação do Conselho, Plano e Fundo Estadual de Cultura, criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e, a promoção de ações que beneficiem as manifestações culturais de cada cidade.

Presente à reunião, a secretária municipal de Cultura e Turismo de Maués, Ellen Mendonça, destacou a necessidade de dar andamento às ações de políticas públicas mais específicas, como: criar um fórum dos secretários, reativar a Frente Parlamentar Pró-Cultura e unir esforços para a criação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura. Essas questões foram confirmada como prioridade pelo titular da pasta.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.