Seca pode ser o “novo normal” na Amazônia

Divulgação / Observatório do Clima

A seca pode ser considerada normal na Amazônia. De acordo com especialistas, a transição é irreversível e a paisagem poderá ficar ainda mais devastada. Somente um combate efetivo poderá proteger o bioma, tanto de desmatamento como de queimadas.


Estudo publicado na revista Nature mostra que a transição do bioma para um cenário de devastação e seca deve ser realidade até 2050. O levantamento alerta que a Amazônia pode atingir o ponto de não retorno nos próximos 24 anos. Isso significa que o bioma poderá passar por um estresse climático tão intenso, que vai ocasionar uma mudança extrema no ecossistema, como alteração no regime de chuvas.

As comunidades que vivem no bioma também vão sofrer com as consequências da degradação da Amazônia, como aqueles que moram no norte de Mato Grosso, Rondônia, Pará e no próprio Amazonas. Outro problema que pode ser intensificado com a devastação da Amazônia é a redução significativa do volume de chuvas por ano, o que impacta diretamente a vida de quem vive em outros biomas, como o Pantanal.

Artigo anteriorCâmara: PL e PT disputam comando das comissões mais poderosas e bilionárias
Próximo artigoAssalto em academia deixa rastro de pânico no Canaranas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui