SEDUC registra mais de 25 mil solicitações de matrículas no primeiro dia

Secretário Rossieli Soares(SEDUC)/Foto: Assessoria

No primeiro dia atendimento às solicitações por matrículas, para novos alunos na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), registrou 25.063 requisições atendidas no site www.matriculas.am.gov.br, número que corresponde ao total de requisições realizadas e atendidas entre 00h01 e 17h00 de ontem, domingo (17).
O total de atendimentos realizados no primeiro dia do serviço disponibilizado no site das matrículas – 25.063 – supera em mais de 17 mil o total de matrículas viabilizadas via internet em todo o ano 2015. Naquele ano, 7.602 matrículas foram viabilizadas via web.


De acordo com a Seduc, até o final da próxima sexta-feira (27), o site www.matriculas.am.gov.br continuará viabilizando atendimentos, 24h, aos que desejam ingressar na rede pública de ensino, em 2016, como novos alunos em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As vagas, segundo a coordenação de matrículas, estarão abertas para os que desejam ingressar, em 2016, como novo aluno, em escolas públicas estaduais, administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e escolas públicas municipais, administradas pela Secretaria Municipal de Manaus (Semed/Manaus).

De acordo com o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, 169.211 vagas foram disponibilizadas para o ingresso de novos alunos na rede pública. Deste total, 127.228 serão oferecidas pela Seduc e 41.983 vagas pela Semed.

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a partir das novas vagas que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado (127.228), a rede estadual de ensino crescerá 16,5% em relação à capacidade atendida em 2015. “Destas novas vagas em todo o Amazonas, 8.400 serão abertas com a inauguração de três novas escolas construídas na área de expansão da cidade de Manaus, instaladas na comunidade Lago Azul, conjunto Viver Melhor e conjunto Cidadão 10”, informou o secretário da Seduc.

Passo a passo – Para solicitar vagas para novos alunos na rede pública, basta ao pai ou responsável, acessar a partir da meia-noite deste domingo, dia 17, o site www.matriculas.am.gov.br, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, no prazo de até três dias úteis.

Opção presencial – Os que desejarem solicitar novas vagas de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que estudou ou que pretende ingressar e solicitar o atendimento.

Conforme a coordenação de matrículas, a opção pelo atendimento presencial tem prazos diferentes do atendimento via internet.

“Enquanto o processo pela internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br teve início no domingo (17) para todas as etapas do ensino, o atendimento presencial tem um cronograma diferente: para o ensino infantil, de 18 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano) de 19 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e EJA (do 6º ao 9º ano) de 20 a 22 de janeiro e ensino médio e EJA (ensino médio) nos dia 21 e 22 de janeiro”, informou Silvana Morais.

Internet – Embora exista a garantia do atendimento presencial, o secretário da Seduc, Rossieli Soares, lembrou que é mais vantajoso optar pelo atendimento via internet. “Embora ainda exista a cultura de se fazer a requisição de forma presencial nas escolas, ano a ano, as pessoas vão percebendo que o serviço via internet é mais proveitoso, trazendo, inclusive maiores vantagens do que a opção presencial”, afirmou o secretário, lembrando que para o ensino médio, por exemplo, o atendimento presencial será iniciado no dia 21, mas pela internet já a partir de 17 de janeiro.

Artigo anteriorIgreja constrói templo em forma de sapato para atrair fiéis mulheres
Próximo artigoAcreano Francimar Bodão vence bósnio na 1ª luta do card do UFC nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui