Semana da Pátria inicia com a Corrida e a Benção do Fogo Simbólico

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

O 1° de setembro foi marcado pela abertura oficial da Semana da Pátria e do Amazonas 2017, com uma programação pela manhã, na Ponta Negra. Durante a solenidade, ocorrida na Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, foi dado a bênção, seguida da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, finalizando com o acendimento da Pira, no Complexo Turístico Ponta Negra e homenagens aos vultos Nacional e Estadual, além da Mulher Amazonense.


A entrada da tocha na paróquia foi conduzida pelo Secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), professor doutor Arone do Nascimento Bentes, onde pode ser abençoado e reuniu jovens das escolas e atletas.

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

A corrida de 5km do Fogo Simbólico da Pátria iniciou-se  com  o atleta de alto rendimento da Federação Amazonense de Atletismo, pela modalidade de lançamento do dardo (Sub-20), Pedro Henrique Nunes Rodrigues, 18, que recebeu a  tocha do secretário Arone. O atleta falou do reconhecimento e a participação no patriotismo no Amazonas. “Eu agradeço por ter sido o escolhido entre os grandes atletas que  o Amazonas tem e poder ser um representante um símbolo tão grandioso quanto a tocha, eu vejo como um reconhecimento pelo patriotismo  do Amazonas”, disse Pedro.

A última pessoa do revezamento a conduzir a tocha foi a paratleta da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, Mikaela Almeida, 13, que passou a tocha ao governador David Almeida e se disse estar emocionada por representar os atletas da rede estadual de ensino, “É uma honra ter participado, fiquei com muita vontade de chorar durante o caminho. Graças a Deus Ele que me colocou em lugares altos e eu sou muito agradecida por isso, e se eu pudesse resumir em uma frase o que foi esse momento, seria, todo o esforço foi necessário para estar aqui hoje”, declarou Mikaela.

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

Todo o revezamento do percurso da tocha foi feito por alunos-atletas, com paradas em 4 pontos estratégicos até chegar à pira da Semana da Pátria. A última parada foi no Complexo Turístico Ponta Negra, próximo ao QG da Guardada Municipal. As tropas milhares aguardavam a tocha para o governador do Estado do Amazonas, Davi Almeida, acender a pira. A banda  da PM executou os hinos do Amazonas e Nacional para até o hasteamento das bandeiras municipal. Estadual e Nacional.

O Secretário da SEDUC, Arone do Nascimento Bentes também içou a bandeira do Governo do Estado durante a execução do hino Nacional e destacou a sensação de participar da cerimônia de benção do Fogo Simbólico, “Nós queremos nesta manhã representativa mostrar para a sociedade que é importante manter viva a chama do amor à pátria, ao local que a gente vive,  os valores éticos e morais tão esquecidos no nosso dia a dia, em um momento de celebração à educação e ao civismo”, frisou o secretário.

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

Durante a abertura da Semana da Pátria,  o governador, David Almeida, fala da participação do evento em outro momentos, e revelou a alegria de fazer parte da solenidade agora como executivo, “É uma felicidade muito grande, pela primeira vez estar à frente do Governo  e poder abrir a Semana da Pátria. Sem dúvida nenhuma é uma honra participar estar próximo das pessoas compartilhando esses momentos de  felicidade com o povo do Estado do”, disse o Governador.

O dia também foi marcado por homenagear a três pessoas que contribuíram significantemente para a sociedade. O Vulto Nacional homenageou Milton Assi Hatoum, quem foi representado pelo primo, Mauricio Barbosa, que agradeceu a oportunidade e diz “A literatura faz parte da educação” e em conversa com Hatoum, comenta que a educação vem de berço, começa em casa, se estende pela escola, e consegue dominar toda uma cidade, estado e um país.

Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC

As mulheres também foram homenageadas. Como Vulto Estadual, a Astrid Cabral, esteve presente e eu seu pronunciamento confessou que estava profundamente comovida com a homenagem, de ser vulto estadual. A Mulher Amazonense foi Raimunda Rosa Pereira de Almeida.

O próximo momento será na próxima terça-feira, 5, com a Solenidade Póstuma a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, que será na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), às 7h.  No final da tarde, às 17h, ocorre o “Desfile Cívico Escolar”, no Centro de Convenções (Sambódromo).

Artigo anteriorVereador posta foto de Anitta e questiona: ‘cantora ou garota de programa’?
Próximo artigoDavid Almeida destaca bom desempenho do Estado na arrecadação do ICMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui