Havia sim, grande animosidade entre o governador Wilson Lima (UB) e o senador Omar Aziz (PSD), além da disputa de poder com vistas as eleições 2026. Não existia pré-disposição das partes em voltar ao diálogo até que surgiu um fato de interesse comum, a defesa da Zona franca de Manaus (ZFM).
A queda de braço e os excessos, agora, deu lugar à defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). Os dois políticos levantam a bandeira branca, mesmo que seja temporariamente, para reatar a comunicação que pode reverter os eminentes riscos de prejuízos à ZFM, com a reforma tributária, ora em curso.
Wilson Lima chegou hoje (04) a Brasília para se reunir com o senador Omar Aziz, na Liderança do PSD.
“Eles não confirmaram o rompimento, mesmo sendo visível que o governador chegava a Brasília e não se reunia com bancada federal, que se posicionou sob o comando de Omar Aziz. Por sua vez, o governador se reunia com a sua base e não chamava o senador”, afirmou o jornalista Marlen Lima, dono do portal Agência Norte.
No entanto, quando o Congresso prometeu esforço concentrado para votar a reforma tributária, deputados e senadores são chamados para reuniões, com a participação do governador do Estado e, juntos, reúnem forças para o contra-ataque e ações que possam identificar os pontos de impedimento que a nova reforma tributária possa ter e que possam prejudicar a economia e o modelo ZFM, no Amazonas.
Apoio
O Amazonas conta com apoio de outras bancadas, compromisso de outros deputados que já entenderam que a ZFM não é prejuízo para o Brasil, e, sim, um modelo que tem dado certo e essencial para a proteção à Amazônia Brasileira, além de ser fundamental não só para a economia do Estado, mas para os demais estados do Norte do País.
A reunião do governador com a bancada amazonense ocorre às 15:30 horas no Senado.
Longe, nem tanto assim, 2026
As eleições 2026 está longe? Nem tanto. Com certeza, tem muita água para rolar debaixo dessa ponte, que está sendo construída por Omar, que tem a pretensão de ser o nome apoiado por Wilson Lima na disputa ao Governo do Amazonas em 2026. Omar não confirma isto.
Quanto ao governador, sabe-se que ele tem olhos mais entusiasmados para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade, que tem se mostrado parceiro fiel, político astuto, que de forma estratégica tem sido eficaz para os avanços governamentais no Estado e essencial para o crescimento do governador na Capital e Interior.
Daí, Roberto Cidade ser, desde já, cotado a ir além em 2026, mas, só será viável se tiver às mãos e a decisão de Wilson Lima no comando.
Passando por cima
O estilo trator empreendido por Omar é conhecido e ele está tentando colocar em prática. Omar também é ciente de que o Amazonas precisa do Governo Lula e Lula já deixou claro que quem determina o alinhamento político no Amazonas é o senador.
Aproveitando a deixa, Aziz tem se imposto nas negociações políticas, social e de cargos. Daí, o estremecimento entre ele e o governador. Ambos não aceitam imposições.
Com Agência Norte