Série infantil alerta para o cuidado com as más companhias

As crianças são expostas a temas do cotidiano para estimulá-las a desenvolver o senso crítico - Foto: : PAULO SOLIMÕES

“Cuidado com as más companhias” é o episódio que irá ao ar, nesta quinta-feira (17/12), no canal do YouTube do autor do projeto “5 Minutos de Arte e Educação”, o produtor artístico e cenotécnico João Pedro Taneda: https://youtu.be/F84t9gX1cZs


Ao todo, o projeto é constituído de seis vídeos, com duração de 5 minutos, cada. A iniciativa, que une arte e educação, foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

Ele conta que é muito desafiador trabalhar com crianças porque a linguagem precisa ser muito específica, mas o resultado é compensador. Taneda explica que o projeto utiliza elementos do teatro, dança, brincadeiras de roda e canções infantis para ambientar o cotidiano de crianças da periferia de Manaus.

Taneda conta que cada episódio trabalha um tema específico com as crianças.

Estímulos ao desenvolvimento – Para Taneda, o projeto oferece estímulos ao desenvolvimento da cidadania das crianças, pois eles foram elaborados com o objetivo de contribuir para a formação da cidadania. “Esse é um processo que deve ser iniciado na infância. Assim, podemos dizer que se trata de um trabalho artístico e educativo e que será disponibilizado on-line e gratuitamente. Nosso intuito é tecer um olhar positivo da vida, despertando nas crianças o entendimento que transformações são necessárias para buscarmos soluções aos problemas que se apresentam em nossa vida”.

Arte-educação – O autor do projeto também destaca que, atualmente, as crianças são expostas a muitos conteúdos em todas as mídias, e em especial na Internet, que são focados apenas no entretenimento e que se esquecem de abordar questões importantes para o desenvolvimento das crianças. “Não devemos oferecer toda sorte de produtos existentes no mercado, pois muitos podem ser nocivos à infância”.

Essa preocupação com a qualidade do que se diz e ensina nos meios de comunicação levou os artistas envolvidos no projeto a prepararem de forma cuidadosa a encenação realizada nos vídeos. “Desejamos contribuir tanto na construção simbólica da arte quanto na construção de um ser humano melhor, mais sensível e mais habilitado para lidar num mundo tão complexo”, comenta Taneda.

João Pedro Taneda atua em várias produções artísticas como produtor e cenotécnico desde 2006 – JOÃO PEDRO TANEDA

Currículo artístico – João Pedro Taneda trabalha como produtor artístico desde 2006, quando passou a integrar a Associação Amazônia Arte-Mythos. Em 2007, ele participou de um curso de produção artística e cenotécnica, oferecido pela Arte-Mythos, através do qual foi aprimorando seu conhecimento na área. Com o aprendizado adquirido, passou a desenvolver seus próprios projetos.

Taneda atuou como produtor artístico e cenotécnico nas seguintes produções da Arte-Mythos: “Yawê, o Pequeno Peixe Boi” (2006), “Prometheu” (2006), “Cici e as Formigas” (2007), “Antígona” (2008), “Brincando em Cena” (2010), “Assembleia das Árvores” (2010), “A Menina e o Tempo” (2015), “A Incrível Viagem de Mariana” (2015) e “A Menina dos Brincos de Ouro” (2015).

Também fez produção artística para os seguintes espetáculos: “Dona Chuva e Dona Selva Contra O Senhor Moto Serra (2009), “Lenda da Cobra Norato” (2012), “As Bacantes” (2013), na participação da peça “Medéia” (2014) na Mostra 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia e “A Menina e o Tempo” (2020). Em 2010, foi o realizador do projeto “Teatro para todos em Manaus” – Circulação de espetáculos na Rua – Prêmio Secretaria Municipal de Cultura.

Visualizar o vídeo Episódio 2 Cuidado com as más companhias do YouTube

Artigo anteriorBandidos explodem cofre de posto de combustível no Francisca Mendes
Próximo artigoPrefeitura de Jutaí entra na mira do MPF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui