Simão Peixoto tem prisão revogada e pode reassumir prefeitura de Borba

Simão Peixoto tem prisão revogada pela Justiça - Foto: Divulgação

Uma decisão da Justiça Federal, assinada pela desembargadora Solange Salgado da Silva na noite desta sexta-feira (12), revogou a prisão preventiva do prefeito de Borba, Simão Peixoto, e o afastamento dele do cargo público. O prefeito é suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar durante o ano de 2020, no período da pandemia do COVID-19.


A medida de prisão preventiva e o afastamento do cargo haviam sido solicitados após a obtenção de evidências que indicam a tentativa do prefeito de influenciar indevidamente as testemunhas envolvidas no caso.

Na decisão, a desembargadora determina que se expresse, com urgência, inclusive no plantão, o alvará de soltura, devendo Simão ser posto em liberdade imediatamente. Além disso, um ofício será encaminhado à Prefeitura e à Câmara Municipal do Município de Borba/AM para conhecimento e providências quanto ao retorno de Simão Peixoto Lima ao cargo de prefeito do município.

De acordo com as informações da PF, durante as investigações, o prefeito Simão Peixoto conduziu uma videoconferência com servidores municipais que foram intimados pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos relacionados à investigação dos desvios de recursos da merenda escolar. Durante esse encontro, o prefeito teria oferecido assistência jurídica e fretamento de aeronave para as testemunhas, com custos pagos pela Prefeitura. Essa atitude levanta suspeitas de tentativa de influenciar as testemunhas e prejudicar o andamento das investigações.

Decisão judicial:

[pdf-embedder url=”https://correiodaamazonia.com/wp-content/uploads/2024/01/Decisao-7.pdf” title=”Decisão (7)”]

Artigo anteriorEstudo apoiado pela Fapeam analisa impactos das mudanças climáticas em abelhas sem ferrão
Próximo artigoProjeto ‘Sine nos Bairros’ da Prefeitura impulsiona empregabilidade em três pontos de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui