Susam altera atendimento dos CAICs, CAIMIs e policlínicas

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que a partir da próxima segunda-feira (23/03) estarão suspensos os serviços oferecidos nos Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (CAICs) e nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs). Também terão suspensos alguns serviços todas as policlínicas da rede estadual de saúde na capital. Por fim, a partir da mesma data, o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, terá seu perfil de atendimento alterado, passando a atuar de forma exclusiva para o atendimento de pacientes graves suspeitos ou confirmados de Covid-19.

A secretária Executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital, da Susam, Dayana Mejia de Sousa, informa que as medidas na rede de atendimento ambulatorial seguem orientação do Ministério da Saúde, que prevê a suspensão de serviços não essenciais nas unidades de saúde neste momento de reunião de esforços para melhor conter a disseminação do novo coronavírus em todo o território nacional. CAICs e CAIMIs são unidades que oferecem consultas de rotina a crianças e idosos, que integram o grupo de risco para doenças respiratórias provocadas por vírus, entre elas a Covid-19.

De acordo com a Nota Técnica 002/2020 (SEAASC/SUSAM), assinada nesta sexta-feira (20/03), as direções dos CAICs e CAIMIs disponibilizarão para seus usuários telefones de contato para a população ligar em caso de necessidade, e a unidade fará as devidas recomendações e encaminhamentos. Segundo o documento, até que as medidas não sejam mais necessárias, os servidores dessas unidades passarão atuar em outras unidades, conforme a necessidade dos serviços de saúde.

Algumas policlínicas manterão serviços avaliados como essenciais, como o Programa do Pé Diabético. O mesmo vale para as unidades que têm Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer de Colo de Útero, atendimento ambulatorial em psiquiatria e a Triagem Neonatal para atendimentos de 1ª vez para hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita e fibrose cística.

Na Policlínica Codajás, o Centro Especializado de Reabilitação (CER III) manterá a entrega de bolsas de colostomia, próteses e órteses. Os atendimentos psiquiátricos e a renovação de receita serão mantidos normalmente, assim como o Programa Pré-Natal de Alto Risco – gestantes de alto risco continuarão com o atendimento para as especialidades de endocrinologia.

Delphina Aziz – Considerando a importância da correta gestão de leitos e a experiência internacional, em que se verificou a dificuldade dos sistemas de saúde diante do elevado número de casos graves da Covid-19, em uma medida preventiva, a Susam decidiu que a partir do dia 23/03 o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz passa a atuar exclusivamente como unidade hospitalar de retaguarda para os casos suspeitos/confirmados da doença.

Dayana Mejia explica que enquanto a medida for necessária a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales será a unidade de porta de entrada de urgência e emergência para a região norte. Os casos que exigirem assistência mais especializada e que não estejam relacionados à Covid-19 serão transferidos para outros hospitais e prontos-socorros da capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui