Susam monta Unidades de Cuidados Intermediários em Manacapuru

Foto: Arthur Castro/Secom

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), equipou, neste domingo (19/04), os três primeiros leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) de um total de cinco que serão instalados, inicialmente, no município. Os leitos foram montados com equipamentos comprados pelo Governo do Estado, além de três dos 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, que chegaram neste domingo.


Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) é o município do interior com maior incidência de casos do novo coronavírus (Covid-19). Até este domingo, de acordo com o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foram confirmados 201 casos e 10 óbitos causados pelo vírus.

“Para o município de Manacapuru nós estamos entregando o que o Governo do Estado adquiriu: 15 bombas de infusão, monitores multiparamédicos e outros equipamentos e insumos que estão chegando. Hoje chegaram, também, 15 respiradores do Ministério da Saúde”, ressaltou o secretário executivo adjunto do Interior da Susam, Cássio Roberto Espírito Santo.

O município de Iranduba, com 24 casos confirmados e três óbitos por coronavírus, recebeu 1 dos 15 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde.

Foto: Arthur Castro/Secom

Leitos – Os leitos de UCI são destinados a pacientes intermediários. Os respiradores que foram entregues possibilitam que o paciente receba ventilação mecânica durante 6 a 8 horas. O respirador, que pode ser utilizado no leito ou na ambulância, possibilita a remoção segura para a capital. A equipe do hospital de campanha de Manacapuru recebeu treinamento para manusear corretamente os novos equipamentos.

O secretário enfatizou, ainda, que novos profissionais de saúde serão contratados para reforçar o recém-inaugurado hospital de campanha de Manacapuru.

O prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, ressalta a importância da parceria com o Governo do Estado no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

 

Artigo anteriorAmbulâncias ficam em Manaus com população passando sufoco em Codajás
Próximo artigoInscrições para cursos do Cetam vão até 5 de julho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui