Susam realiza 1,6 mil consultas no interior do estado

Os atendimentos iniciaram no dia 13 deste mês/Foto: Divulgação - Susam

O programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizará entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.600 consultas oftalmológicas no interior do estado. Os atendimentos iniciaram no dia 13 deste mês e já alcançaram os municípios de Iranduba, Tabatinga e Benjamin Constant. Os próximos a serem visitados são Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.


Em média, 200 pessoas estão sendo consultadas em cada município (ver tabela). Dependendo da necessidade, o médico faz a indicação do uso de óculos para o paciente, que serão fornecidos gratuitamente pela Susam.

Os atendimentos iniciaram no dia 13 deste mês/Foto: Divulgação – Susam

“As pessoas que precisam de óculos são identificadas pela médica, que envia a receita para Manaus, onde eles serão feitos. Depois, um representante do município vem até a Susam para receber os óculos e entregar aos pacientes”, explica a coordenadora do Programa Saúde Itinerante, Teresa Cristina.

A lista de pacientes atendidos em cada município é definida pelas secretarias municipais de Saúde, de acordo com a necessidade da população. Com os pacientes definidos, um profissional contratado pela Susam vai à cidade para realizar as consultas.

Com os pacientes definidos, um profissional da Susam vai à cidade para realizar as consultas./Foto: Divulgação – Susam

“Com esse trabalho, conseguimos atender uma demanda que em muitos municípios é grande, além de evitar que as pessoas se desloquem de suas cidades para Manaus, em busca de consulta oftalmológica”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato.

O programa Saúde Itinerante permite o acesso da população mais distante da capital ao atendimento especializado em saúde. Em 2017, foram realizadas 5,4 mil consultas oftalmológicas. Deste total, 2,2 mil pessoas apresentaram a necessidade de usar óculos.

Além das consultas oftalmológicas, o programa ofertou, no ano passado, 4,6 mil exames preventivos, 7,7 mil procedimentos odontológicos, 5,5 mil ultrassonografias, 1,7 mil exames dermatológicos, 4,4 mil testes de olhinho, entre outros procedimentos especializados.

Cronograma de atendimento nos meses de janeiro e fevereiro

Artigo anteriorAcidente entre dois carros na Zona Sul deixa uma pessoa ferida
Próximo artigoProjeto Sinaleiras, de combate ao trabalho infantil terá segunda fase

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui