Teatro Amazonas terá espetáculos na programação cultural da Copa 2014


Corpos artísticos do Amazonas apresentarão 12 espetáculos.
Corpos artísticos do Amazonas apresentarão 12 espetáculos.

O palco do Teatro Amazonas será o ponto de encontro entre a música e a dança nos espetáculos que os Corpos Artísticos do Estado prepararam para a programação cultural “Amazonas de Todas as Artes”, dentro do período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, série de eventos e atividades realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, que acontece de 1º de junho a 13 de julho.

O primeiro grande espetáculo será “A Floresta do Amazonas”, uma das últimas obras de Villa-Lobos, que abre o roteiro com acompanhamento da Orquestra Amazonas Filarmônica, conduzida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, do balé da Companhia de Dança do Amazonas e a seção masculina do Coral do Amazonas. A soprano Daniella Carvalho atuará como solista. Composto como trilha sonora para o filme “Green Mansions”, o trabalho foi recusado Metro Goldwyn Mayer devido à complexidade dos arranjos de Villa-Lobos. Ele então escreveu uma nova partitura, que será executada na íntegra nos dias 6 e 7 de junho, a partir das 21h, com ingressos à venda.

Fruto da colaboração entre os coreógrafos André Duarte e Adriana Góes, outro espetáculo marcante dos Corpos Artísticos do Amazonas para a programação cultural da Copa 2014 será a releitura de “A Sagração da Primavera”. A peça inspira-se no Ritual da Menina Moça, tradicional festividade dos povos do alto Solimões. “A montagem, apesar de possuir características universais, ganhou a cara da cultura amazônica”, explica Adriana, bailarina do Corpo de Dança.

O acompanhamento instrumental será reproduzido por meio de gravação de música executada pela Amazonas Filarmônica, em concerto realizado ano passado, durante a programação do projeto Série Guaraná. Na ocasião, celebrou-se o centenário da revolucionária obra de Igor Stravinski (1882-1971). A versão poderá ser conferida no domingo, dia 8 de junho, às 19h, e na quinta-feira, dia 12 de junho, às 21h.

Já no dia 11 de junho, o Coral do Amazonas é quem ganha destaque, cantando hinos das seleções que participarão do Mundial deste ano e canções românticas no “Concerto para os Namorados na Copa”. O horário será ás 21h, também no Teatro Amazonas, com venda de ingressos.

Encenada pela primeira vez em 2004, o espetáculo “Grito Verde” se tornou um dos grandes sucessos de público na capital amazonense. Em 2005, foi apresentada nas comemorações do Ano do Brasil na França e, no ano seguinte, percorreu o Brasil durante turnê do projeto Palco Giratório. “Tanto em Manaus quanto nos demais Estados registramos boa audiência”, revela Monique Andrade, diretora artística do Corpo de Dança do Amazonas. A montagem original é de autoria da coreógrafa Ivonice Satie (1951-2008), que dirigiu o grupo entre 2003 e 2005. “Grito Verde” será apresentado no dia 15 de junho, às 19h, no Teatro, com venda de ingressos.

FUTEBOL E CHORINHO

O CDA também participará do espetáculo “Concerto Chorinho do Futebol”, no dia 18 de junho, às 21h, no Teatro Amazonas, ao lado da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam).

No repertório, escolhido pelo maestro da Ovam, Davi Nunes, músicas que povoaram o imaginário futebolístico na década de 70 dão um clima saudosista à apresentação.

Quanto ao Balé Folclórico do Amazonas, este fará um resgate dos ritmos que influenciaram a dança brasileira e originaram um dos gêneros mais expressivos da cultura negra, o samba, no espetáculo “Herança Africana”, em performances nos dias 19 de junho e 2 de julho, ambos às 21h.

Fora isso, o Balé Folclórico, o Corpo de Dança e as orquestras Amazonas Band e de Violões terão ainda apresentações exclusivas nos dias 2, 9 e 10 de julho, respectivamente.

As vendas de ingressos de todos esses espetáculos estão abertas na bilheteria do Teatro Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui