Teste do Pezinho e Doença Falciforme são temas de palestra no Hemoam

Teste do Pezinho/Foto: Divulgação

Nos dias 24 (segunda-feira) e 25 (terça-feira) de julho, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), promove uma programação especial com o tema “Qualificação do Teste do Pezinho e Cuidados com a Dor na Doença Falciforme”. A atividade é realizada em alusão ao Dia do Pezinho, que foi comemorado em 6 de junho.O evento é direcionado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão integrados em Unidades de Saúde dos municípios do Amazonas. A programação também faz parte do calendário de atividades do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).


O objetivo das palestras é preparar a equipe de profissionais da área de saúde, por meio de uma formação especializada para aprimorar as habilidades em executar funções específicas estabelecidas no PNTN. As palestras serão ministradas pela farmacêutica-bioquímica Lilian Wallace Moreira, enfermeiro Evilázio Cardoso Cunha e conta com a participação da enfermeira Cleomirtes Silva Sales, da Coordenação Estadual de Triagem Neonatal do Amazonas.

Qualificação – De acordo com Cleomirtes Sales, a qualificação desses profissionais irá garantir o resultado em tempo oportuno, considerando a qualificação de médicos e enfermeiros para a coleta do Teste do Pezinho e assistência ao paciente portador de Doença Falciforme nos interiores do Estado.

“Embora essas doenças sejam crônicas, genéticas e incuráveis, o diagnóstico rápido faz muita diferença, quando identificadas e tratadas precocemente, possibilitando ao paciente a diminuição da morbimortalidade do recém-nascido, promovendo melhor qualidade de vida. Por isso, é essencial a realização de eventos com esse tema, para discutir com os profissionais”, destacou a enfermeira.

Teste do Pezinho/Foto: Divulgação

PTNT – O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PTNT) incentiva o aperfeiçoamento do serviço de Triagem Neonatal no Amazonas, no âmbito do SUS, objetivando alcançar os indicadores de cobertura e coleta dos 100% dos nascidos vivo no Estado, considerando a Portaria GM/MS n° 822 de 6/6/2001, que estabelece a realização de diagnóstico, acompanhamento e tratamento por uma equipe multidisciplinar das crianças diagnosticadas positivamente com as doenças inseridas no programa, sendo elas: Hipotireoidismo, Congênito, Fenilcetonúria, Falciformes, Hemoglobinopatias, Fibrose, Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Programação

Dia 24/7 – Palestra Triagem Neonatal
Horários: 8 às 12h e 14 às 17h
Público-alvo: Enfermeiros, Farmacêuticos- Bioquímicos, Técnicos de enfermagem, Técnicos de Patologia
Palestrante: Dra. Lilian Wallace Moreira – Participação da Enfermeira Cleomirtes da Silva Sales

Dia 25/7 – Palestra Doença Falciforme
Horário: 8 às 12h
Público-alvo: Médicos, Enfermeiros
Palestrante: Enfermeiro Evilázio Cunha Cardoso

 

Artigo anteriorRebecca pode ter seu Vice substituído nos próximos dias
Próximo artigoPonta Negra sedia exposição Geografia e Outros Olhares Amazônicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui