Trio amazonense segue para Campeonato Pan-Americano de Karatê

Foto: Mauro Neto/Sejel

Três amazonenses disputam durante esta semana (21 a 27 de agosto) o Campeonato Pan-Americano de Karatê, que acontece em Buenos Aires, na Argentina. A delegação, que embarcou na madrugada desta segunda-feira, é formada por Gabriel Marques, 15, Ryan Christian, 15, e Nathalia Christine, 13, e para a competição recebem apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A equipe está acompanhada do técnico Washigton Melo.


Gabriel disputará a categoria Cadete pelo Kumite e conseguiu a classificação para o Pan depois de conquistar a medalha de ouro no Brasileiro, realizado em Manaus no mês de julho. Essa foi a primeira convocação do jovem para integrar o time nacional. O atleta iniciou na modalidade há seis anos e acredita que sua estreia será de conquistas.

Foto: Mauro Neto/Sejel

“Hoje em dia não consigo viver sem o Karatê e nem quero. Meus treinos, minhas competições, são tudo na minha vida e fiquei muito emocionado com a minha classificação para a seleção, pois será a minha estreia na delegação brasileira. Vou aproveitar cada segundo e por isso treinei quase oito horas por dia para a competição e acredito que vou conquistar um resultado satisfatório para meu País e Estado”, disse Gabriel.

Confirmado desde março para compor a seleção e garantindo vaga para o Pan após se destacar no Sul-Americano dia 29 de junho, pela modalidade Kata, o borbense Ryan Christian contou que intensificou sua preparação para a competição internacional e que desde a última quinta-feira, 17, está na capital baré depois de enfrentar quase 15 horas de barco.

“Eu estou muito animado e feliz com a minha trajetória no esporte. Sou o primeiro amazonense a medalhar num Sul-Americano e agora tenho a chance de ir para o Pan e elevar novamente o nome do meu Estado. Sei que não vai ser fácil a competição, mas para isso treinei muito, a parte técnica e física e vou me esforçar ao máximo”, destacou o jovem.

Somando cinco anos de carreira, Nathalia foi a primeira carateca do Amazonas a entrar na Seleção Brasileira e, agora, repete o feito. No Brasileiro, a jovem foi primeiro lugar no Kata (Sub-14/ Faixa Roxa a Preta) e sabe da responsabilidade que carrega, sendo a única representante da classe feminina no Pan.

“Fui a primeira carateca a integrar a seleção e, desta vez, sou a única dos três que pode trazer este título representando a força das mulheres no esporte. Apesar da pouca idade, sei que carrego comigo uma tarefa árdua, mas que levo com muito compromisso. Por isso, vou tecnicamente e psicologicamente bem, e não vou deixar a pressão me afetar”, disse ela.

Foto: Mauro Neto/Sejel

Para Washigton Melo, o karatê no Amazonas vem crescendo e a tendência é que cada vez mais os resultados aprimorem. “Estamos numa crescente, onde o Amazonas não somente tem se destacado em receber grandes eventos da modalidade, como foi o caso do Brasileiro em novo formato, que reuniu mais de 600 atletas; como tambem em questão de resultados. Emplacar três atletas na seleção já é uma vitória e os resultados virão, tenho certeza. Agradeço ao Governo do Amazonas pelo incentivo, que tem sido essencial para nossa evolução”, frisou.

Artigo anteriorABL ganha série exclusiva no Curta, sobre seus integrantes ‘imortais’
Próximo artigoPolícia Militar faz formatura de graduação dos alunos do Pelotão Mirim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui