UEA sediará Encontro Regional de Informática 2017

Foto: Marcelo Borges

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará nos dias 25 (segunda-feira) e 26 (terça-feira) de setembro o congresso acadêmico IV Escola Regional de Informática da Região Norte (Erin) 2017. O evento será realizado na Escola Superior de Tecnologia (EST – Avenida Darcy Vargas, nº 1.200, Chapada, zona centro-sul).


Os interessados devem se inscrever por meio do link disponível no erin2017.eventos.inf.br e os valores variam de R$40,00 a R$280,00.

A programação contará com a presença dos professores Altigran Soares da Silva e Celson Lima, além de dez minicursos, palestras, mesa redonda. O evento é voltado para docentes, discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de informática que buscam atualização técnico-científica.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Foto: Marcelo Borges

Temas – O encontro abordará temas como banco de dados, bioinformática, computação de alto desempenho, computação em nuvem, desenvolvimento de software educacional, educação à distância, engenharia de software, geoinformática, governança da informação, informática para biodiversidade, informática e educação, internet das coisas, interação humano computador, inteligência artificial, jogos e entretenimento, recuperação da informação, redes de computadores, sistemas embarcados, sistemas multimídia e hipermídia, segurança da informação, tecnologia web, web semântica, etc.

Sobre o Erin – O IV Escola Regional de Informática da Região Norte I (IV ERIN 2017 Amazonas e Roraima) é um evento centrado na Área da Computação e Sistemas de Informação a partir de uma visão profissional e acadêmica, que tem como objetivo principal levar conhecimento, informar e debater temas relevantes da área de informática que estejam em evidência no país e no exterior para o enriquecimento acadêmico e profissional dos docentes, discentes e profissionais, bem como proporcionar o fortalecimento do intercâmbio entre as universidades, as instituições, as indústrias e as empresas da região.

É um evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem registro no International Standard Serial Number (ISSN).

A região norte, sendo a maior região do Brasil, conta hoje com três secretarias regionais: Norte 1 (Amazonas e Roraima); Norte 2 (Pará e Amapá); e Norte 3 (Acre e Rondônia). Nesta existem diversas instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, entretanto, devido à localização geográfica, que propicia o isolamento, eventos técnico-científicos na área da computação, ciência da informação, desenvolvimento, da aplicação de tecnologias e área afins são de pouca ocorrência.

Apesar das dificuldades incontestáveis enfrentadas pela comunidade da computação na região Amazônica, a Sociedade Brasileira da Computação (SBC) tem promovido iniciativas, que inclui eventos das Escolas Regionais, as quais têm recebido total apoio e adesão das instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

A área de informática está presente nos diversos centros de ensino médio e superior da região e empresas desenvolvedoras de tecnologia na região, sendo visível a necessidade de maior integração e alinhamento entre a academia, indústria e sociedade em geral.

Artigo anterior60º Festival Folclórico do Amazonas
Próximo artigo‘Mãe solteira’ pode ter isenção no imposto de renda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui