Urucará/AM recebe invetimentos da AFEAM para a produção de guaraná

Técnica da Afeam realiza visita técnica aos produtores, em Urucará/Foto
Técnica da Afeam realiza visita técnica aos produtores, em Urucará/Foto
Técnica da Afeam realiza visita técnica aos produtores, em Urucará/Foto Michelle Duarte
Técnica da Afeam em visita técnica ao produtor/Foto:
Técnica da Afeam em visita técnica ao produtor/Foto: Michelle Duarte

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), está propiciando o desenvolvimento econômico do município de Urucará, garantindo, por meio da incentivos ao setor agrícola, em especial, aos pequenos produtores rurais associados a cooperativas.

Somente para as safras de 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013, a Afeam aportou recursos da ordem de R$ 3 milhões para a comercialização da produção de guaraná em Urucará. A expectativa de produção para a safra 2014/2015 é de aproximadamente 80 toneladas e estima-se que pelo menos 30% dessa produção será destinada à exportação para o mercado europeu.


Desde 2010, a Afeam vem apoiando o cultivo, beneficiamento e comercialização da produção do município por meio do financiamento de capital de giro para a Cooperativa Agrofrut, garantindo assim a compra da produção dos cooperados. Além de possibilitar a comercialização de toda a produção, o apoio financeiro da Afeam reflete em toda a cadeia produtiva do guaraná, permitindo que parte significativa da produção seja beneficiada no próprio município, agregando valor ao produto e gerando mais renda e ocupações econômicas.

A Agrofrut, constituída em janeiro de 2001, conta hoje 51 cooperados, beneficiando cerca de 90 famílias, sendo responsável por boa parte da economia de Urucurá, utilizando-se do trabalho do Arranjo Produtivo Local (APL), transformando o município no segundo maior produtor de guaraná do Estado do Amazonas.

Certificação Orgânica – O sucesso da comercialização do guaraná de Urucará, que atualmente é exportado para o mercado europeu, tem como diferencial a Certificação Orgânica, que exigiu comprometimento dos produtores, da cooperativa e de todos os envolvidos para atender exigências do consumidor internacional, com foco no desenvolvimento com responsabilidade ambiental, social com os produtores, distribuidores e consumidores.

CRÉDITO DAS FOTOS: MICHELLE DUARTE/AFEAM

Artigo anteriorCompleto, São Paulo abre semifinal contra os colombianos do Atlético Nacional
Próximo artigoSem acertadores Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 135 milhões no sábado(22)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui