

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), suspendeu a aplicação da vacina antirrábica, depois que mais de 20 cães e gatos morreram no município de Anamã, a 161 quilômetros de Manaus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro dia de campanha antirrábica, em Anamã, 57 animais, sendo 39 cães e 18 gatos foram vacinados. Desse total, cerca de 20 morreram, misteriosamente, após as aplicações. Existe a suspeita de possíveis efeitos colaterais nos animais.
De acordo com relatos dos moradores, proprietários dos animais, após serem vacinados, os cães e gatos começaram a passar mal e em seguida morreram. As mortes ocorreram na sede e na zona rural do município.
“Teve animal que pouco depois de alguns minutos depois de ser vacinado morreu”, disse o dono de um cão.
A secretária de saúde de Anamã, Maria Lúcia da Silva, explicou que a prefeitura resolveu antecipar a campanha de imunização por conta da cheia dos rios e a atendendo pedido da população.
O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, disse que uma equipe do órgão seguirá imediatamente para para coletar amostras de material biológico dos animais. As amostras serão analisadas em laboratório