Vacinação contra o H1N1 começa nessa sexta (22) em Boca do Acre

População de Boca do Acre terá sua vacina H1N1 garantida nessa sexta feira (22) de março - foto: divulgação

A Prefeitura de Boca do Acre recebeu 10.610 doses de vacina contra a Influenza para a campanha de vacinação que inicia nessa sexta-feira (22) às 9h. A campanha é direcionada exclusivamente para aos grupos prioritários com meta de cobertura de 90%.

De acordo com a coordenadora Municipal do Programa Nacional de Imunização de Boca do Acre Samily Farias, o amazonas deu início a campanha de vacinação contra influenza nesta quarta-feira (20/03), porém as vacinas só foram enviadas ao município via aérea pelo o governo do estado, ontem por volta do meio dia.

Por questões burocráticas as vacinas só foram distribuídas às unidades básicas de saúde (UBS) somente pela manhã desta quinta-feira (21). A quantidade de vacina que recebemos foi mensurada a partir dos dados populacionais do PNI estadual, explicou.

“Dessas 10.610 doses, 2.010 são destinadas à população indígena estando sobre a responsabilidade do polo indígena no município, que também já receberam as doses da vacina.

O secretário de Saúde, Manuel Barbosa, falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado – foto: recorte

As outras 8.600 doses estão destinadas inicialmente ao público prioritário que são crianças de 06 meses a menos de 06 anos de idade, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores, indígenas aldeados, pessoas com doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cardiopatas) e, jovens de 12 a 21 anos sob medida protetiva e população privada de liberdade”, relatou.

O dia “D” da campanha da vacinação contra o H1N1, está marcado para 04 de maio. Após esta data a vacinação estará liberada para o público em geral.

População de Boca do Acre terá sua vacina H1N1 garantida nessa sexta feira (22) de março – foto: divulgação

Os pontos de Vacinação são as unidade básica de saúde (UBS) do município:

UBS José Barros Lopes (Macaxeiral)
UBS Francisca Amélia (Praia do Gado)
UBS Francisco Gastino (Platô do Piquiá)
UBS Maria Cláudia (Centro)

Em paralelo à Campanha nos postos também serão realizadas ações que possa alcançar o público alvo.

“Ainda de acordo com a coordenadora Samily, haverá o dia “D” para imunização da Polícia Militar que já está agendado pela secretaria de Saúde. A equipe de vacinação estará uma semana nas escolas para vacinar os professores, uma semana no centro de convivência dos idosos e outra semana destinadas aos profissionais da área de saúde”, disse.

“Nossa meta é alcançar pelo menos 90% da população estipulada. Ou seja, pelo menos 9.609 pessoas devem ser vacinadas até o fim da campanha que vai até o dia 31/05/2019, explicou a Coordenadora Municipal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) enfermeira Samille Farias.

O secretário de Saúde, Manuel Barbosa, falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado, por meio da SUSAM e Fundação de Vigilância em Saúde, que atende a uma premissa do prefeito Zeca Cruz e vice Carlinhos em promover parcerias e assim prevenir o maior número de bocacrenses possível. “O Estado está em alerta por questão da gripe H1N1 e é fundamental que as pessoas que compõem o grupo prioritário estejam imunizadas e por isso é necessária a atenção de todos”, afirmou.

Gecom/PMBA

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui