Venezuela determina que Brasil deixe a custódia da embaixada da Argentina

Foto: Reprodução

A Venezuela revogou no sábado (7) a autorização para o Brasil representar os interesses da Argentina em seu território. O governo venezuelano anunciou a decisão alegando que as instalações brasileiras foram usadas para “atividades terroristas” e tentativas de homicídio contra o presidente.


Desde a expulsão do embaixador argentino pelo presidente Nicolás Maduro em 1º de agosto, o Brasil assumiu a representação consular da Argentina em Caracas. No entanto, o governo brasileiro afirmou que continuará a representar os interesses argentinos até que outro país seja designado, já que a Venezuela não pode dissolver essa representação unilateralmente.

O prédio da antiga embaixada argentina em Caracas, atualmente sob gestão brasileira, está cercado e com energia elétrica cortada, embora a área residencial da equipe da embaixada seja abastecida por geradores. Diplomatas brasileiros relataram que o local está sendo vigiado por forças venezuelanas.

A expulsão do embaixador argentino ocorreu após a Argentina contestar a legitimidade da reeleição de Maduro. O Brasil, por sua vez, não reconheceu nem rejeitou o resultado da eleição venezuelana e exige a apresentação das atas eleitorais.

Seis membros da oposição venezuelana estão asilados na embaixada argentina sob custódia brasileira. A oposição relatou que homens encapuzados e um veículo policial estão monitorando o local.

Luis Almagro, secretário-geral da OEA, condenou a ação venezuelana, e a Argentina pediu ao Tribunal Penal Internacional que emita ordens de detenção contra Nicolás Maduro e outros líderes do regime.

Veja, na íntegra, nota da Venezuela sobre revogação da autorização dada ao Brasil para representar a Embaixada da Argentina em Caracas:

Nota da Venezuela sobre revogação de representação brasileira na Embaixada da Argentina. — Foto: Reprodução
Nota da Venezuela sobre revogação de representação brasileira na Embaixada da Argentina. — Foto: Reprodução

Fonte: g1

Artigo anteriorPrescrição de dívida impede cobrança, mas não retira nome do devedor do Serasa Limpa Nome, afirma STJ
Próximo artigoPolícia Militar prende quatro pessoas com armas de fogo, na zona leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui