Vila do Paricatuba será isolada dia 10 de maio com o fechamento do Sítio Bom Futuro

Parte da Estrutura do Sítio Bom Futuro, na região do Paricatuba - foto: divulgação

Desde que assumiu a Prefeitura de Iranduba (a 35 quilômetros de Manaus) no ano passado, Augusto Ferraz (PSD), tem se desleixado para as questões básicas do seu município, entre eles, a infraestrutura, saneamento e investimento para o desenvolvimento da economia local.


O município é um forte ponto turístico do Amazonas, mas está deixando a desejar com estradas de acesso destruídas, repletas de erosões e lixo jogado por todos os lados e, muita lama.

Por conta do desleixo, um dos maiores pontos turísticos do município, o Sítio Bom Futuro, será fechado no próximo dia 10 de Maio. Todos os anos, o seu proprietário, Jander Vieira (Amigo Jander), tem tirado dinheiro do próprio bolso para pavimentar a Estada que dá ao Sitio e à Vila e ao Centro Histórico do Paricatuba. Ele se diz indisposto a gastar mais para fazer o trabalho que deveria ser feito pela prefeitura.

A Lua estilizada é um convite para a fotografias no Sítio Bom Futuro – foto: divulgação

Notas fiscais

De acordo com a presidente da comunidade do Paricatuba, Jacqueline Bezerra Lins, a Vila mais antiga do Iranduba está pedindo socorro, mas a aflição dos comunitários não está sensibilizando o prefeito Augusto Ferraz.

Quem compra asfalto e contrata máquinas para terraplanar a estrada, são os moradores e os comerciantes do local. Jacqueline disse que guardou todas as Notas Ficais e recibo do material que compraram desde que assumiu a presidência da comunidade.

De acordo com Jacqueline, os moradores e os comerciantes locais estão muito preocupados com o fechamento do Sírio Bom Futuro. “Através do Sítio tem mais movimento dentro da comunidade. Querendo ou não, muitas pessoas ficaram conhecendo as ruínas, tomam café da manhã, frequentado os restaurantes e visitam a comunidade por causa do Sítio Bom Futuro”, afirma ela.

Estrada esburacada

A líder comunitária afirmou ainda que os turistas que chegam até a Vila para visitar as ruínas ou tomar o café regional, nem cogitam voltar por conta dos buracos que se estende por toda a estrada. “A falta de ações do prefeito Augusto Ferraz, tem prejudicado a vida dos comerciantes locais, com a queda na geração de emprego e renda para a comunidade”, lamentou Jacqueline Lins.

“O sítio trouxe mais pessoas para o Iranduba para conhecer as ruínas de Paricatuba, as praias, restaurantes e o próprio sítio, a falta dos serviços básicos do poder público não contribui para o turismo local”, destacou. Para evitar um número ainda maior de perdas, os próprios comunitários fazem os serviços de tapa buracos.

Apelo ao prefeito

Os moradores da Vila do Paricatuba apelam ao prefeito e às autoridades municipais do Iranduba. Eles querem que eles olhem pela comunidade, que é um ponto turístico e cultural de grande importância para a região.

Ajuda de parlamentares

O assunto já está tramitando na Câmara dos Vereadores de Iranduba. O tema foi discutido entre os parlamentares, após exposição da vereadora Larissa Gomes (PSD).

Além da questão de buracos, outros pontos foram levantados. “Solicitamos ao poder executivo a coleta de lixo na Vila de Paricatuba, para que seja realizada no primeiro dia após ao fim de semana porque a área é turística, com alta rotatividade de pessoas e a produção de resíduos sólidos é proporcional ao fluxo de usuários”, afirmou a vereadora.

De acordo com a parlamentar, há um acúmulo de lixo naturalmente na comunidade, a coleta é feita apenas a partir de quarta-feira. “O serviço de limpeza na região precisa ser melhorado, não apenas por questões econômicas, mas também para evitar a propagação de doenças entre os moradores”, ressaltou.

Outro problema é a escuridão nas ruas. “Esta gestão municipal está atuando há mais de um ano e, até agora, não há, de meu conhecimento, um processo licitatório para resolver uma necessidade básica da população que é a iluminação pública. As únicas luminárias existentes em Iranduba foram instaladas em administrações anteriores”, observou a parlamentar.

Artigo anteriorWilson Lima assina ordem de serviço para construção do primeiro hospital público veterinário
Próximo artigoSuspeito de fingir passar mal para não pagar a conta em bar é liberado da prisão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui