Wilker Barreto cobra do Implurb regulamentação do Habite-se Simplificado

Vereador Wilker Barreto co m presidente Moita(Implurb)/Foto: Tiago Correa

A regulamentação do Habite-se Simplificado, medida que visa a desburocratização do processo de regularização dos imóveis unifamiliares na cidade de Manaus, voltou a ser cobrada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), durante reunião na sede do Instituto Municipal de ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), realizada na manhã de hoje, quinta-feira (18).
Wilker destacou que centenas de famílias estão à espera da regulamentação da lei para que possam sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria. “O Habite-se Simplificado vai ajudar muita gente que tem o crédito aprovado no banco para financiar o imóvel, no entanto, esse mesmo imóvel não tem o habite-se e aí o banco não financia de jeito nenhum”, alertou o parlamentar.


A emenda ao Plano Diretor Urbano de Manaus que trata da implantação do Habite-se Simplificado foi aprovada em dezembro de 2013 e desde então aguarda a regulamentação por parte do Executivo. A proposta é de autoria de Wilker e do ex-presidente da CMM, hoje, deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB).

Na reunião, o diretor-presidente do Implurb, Roberto Moita, demonstrou preocupação com a definição do tamanho dos imóveis que deverão ser contemplados com a medida. “É preciso delimitar o tamanho da área, considerar a questão dos imóveis sem garagem, os comerciais e aqueles que estão instalados nos corredores urbanos”, observou.

Com a regulamentação, as construções residenciais unifamiliares e comerciais tipo 1 consolidadas, anteriores a novembro de 2012, com documento de propriedade regularizado, apresentação de projeto de arquitetura simplificado (planta baixa, cortes, fachadas, cobertura e implantação) e com laudo técnico de responsabilidade técnica por profissional habilitado assegurando as condições de segurança, solidez, higiene e habitabilidade do imóvel, receberão o habite-se total, em processo simplificado e agilizado não superior a 90 dias.

Ao final da reunião, ficou acertado que, no próximo dia 15 de julho, os técnicos do Implurb deverão apresentar uma minuta da regulamentação da Lei do Habite-se Simplificado ao presidente Wilker Barreto para que o mesmo possa encaminhar o assunto junto ao prefeito.

“Milhares de pessoas estão com um gargalo de habite-se na cidade. Tenho a informação de que 80% do Fundo da Casa Própria destinado às classes C e D não foi utilizado pela Caixa e a falta do habite-se foi o principal entrave dos financiamentos e é justamente isso que o Habite-se Simplificado vai destravar”, explicou Wilker.

Artigo anteriorCritical Age faz tributo ao Pearl Jam, no Bar da Brahma, no sábado(20)
Próximo artigoManifesto aos senadores do AM dará apoio aos servidores da Suframa, diz Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui