
Em visita à nova sede da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) nesta terça-feira (17), o governador Wilson Lima destacou que as medidas implementadas pela autarquia para desburocratizar e agilizar o atendimento resultaram no crescimento de 52% no número de abertura de novas empresas no Amazonas no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2020. De janeiro a junho deste ano, foram constituídas 4.147 empresas.

No mesmo período do ano passado foram 2.720, conforme dados da Jucea consolidados no Sistema de Registro Mercantil (SRM), vinculado ao Ministério da Economia. Para o governador Wilson Lima, o avanço é resultado das medidas que a Jucea tomou para dar maior agilidade e segurança nas tramitações de processos de registro empresarial, contribuindo para simplificar a geração de novos empreendimentos e, também, melhorar o ambiente de negócios no estado.

“Com a modernização a gente conseguiu avançar e tenho recebido muitos grupos empresariais que têm se surpreendido. Recentemente um grupo que está se instalando aqui me disse: nem em São Paulo a gente consegue a agilidade que conseguimos aqui na Jucea. Isso é resultado do trabalho e empenho de cada um de vocês que estão aqui, de quem entrou agora e de quem está há muito tempo”, disse o governador aos servidores e colaboradores da autarquia.

Entre as ações que a Jucea implementou desde 2019 destacam-se Acordos de Cooperação Técnica com outros órgãos para desburocratizar processos na abertura de empresas; implementação de sistemas e novas tecnologias; reforço de mão de obra qualificada; a descentralização dos serviços da sede na capital amazonense; e a mudança para nova sede, que atende às necessidades de espaço físico, de materiais e equipamentos, além de oferecer os requisitos melhor estrutura e acessibilidade.