Zé do Pedal chega a Manaus de passagem para Roraima

Zé do Pedal (C), de passagem por Manaus/Foto: Divulgação

Zé do Pedal (C), de passagem por Manaus/Foto: Divulgação


Zé do Pedal (C) e sua equipe de apoio/Foto: Divulgação

Começo da caminhada, planejada a princípio para a próxima segunda-feira (03), foi adiada para o dia 10, devido ao atraso na balsa que transportou o ativista e sua equipe entre Porto Velho e Manaus.

O ativista mineiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, der 56 anos, membro do Lions Clube de Viçosa, chegou, na última sexta-feira, 31, a Manaus, rumo à Roraima, desde onde dará início a seu novo projeto: “Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas” (Cruzada pela Acessibilidade). Uma caminhada, de 10.700km, empurrando uma cadeira de rodas, saindo de Uiramutã, Fronteira norte com a Venezuela, passando por 20 estados brasileiros: Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Zé do Pedal saiu de Viçosa no último dia 15 de janeiro e, devido aos contratempos na viagem, entre Porto Velho e Manaus (o carro de apoio tem previsão de sair do barco na manhã de hoje, domingo), deverá chegar a Boa Vista na segunda-feira à tarde. “entre conseguir o barco em Porto Velho e chegar à capital amazonense levamos 11 dias. Apenas a viagem em barco foi de oito dias. Lamento ter que adiar o projeto em uma semana, mas contratempos existem e fazem parte do nosso dia-a-dia. Tenho certeza que a mudança da data não irá fazer diferença no resultado final do projeto”. Indicou Zé do Pedal.

A caminhada terá um ano de duração e culminará em fevereiro de 2015, na cidade de Chuí, fronteira Sul do Brasil com Uruguai.

Durante a caminhada, na qual serão dados 150 milhões de passos, serão distribuídas cartilhas, em formato digital, sobre a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e, ao mesmo tempo, em parceria com os Lions Clubes do Brasil e ONGs realizar projetos e palestras em escolas nas comunidades visitadas visando atrair a atenção sobre um dos principais problemas que afetam às pessoas com necessidades especiais: as barreiras arquitetônicas.

Quem é Zé do Pedal – 145.000km de pedaladas ao redor do mundo

Fotógrafo, técnico em turismo, ativista social, ambientalista e ciclista, o mineiro de Guaraciaba e cidadão honorário de Viçosa, José Geraldo de Souza Castro, realiza, há 30 anos, inusitadas aventuras ao redor do mundo.

A historia do Zé do Pedal começa em novembro de 1981, quando decidiu viajar do Brasil à Espanha, em bicicleta, para assistir a copa do mundo de futebol “Espanha ‘82”, onde a Seleção brasileira, igual que em Joanesburgo, não teve lá muita sorte.

Artigo anteriorArmas e celulares encontrados em revista no DIP de Iranduba
Próximo artigoHoje(02) tem Esquenta Butekagem 360º no Buteko da Piscina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui