Zoológico da Sibéria registra o nascimento 16 filhotes de felino raro

Filhotes de gatos-de pallas - Foto: Reprodução/Facebook/Parque Zoológico de Novosibirsk

O Parque Zoológico de Novosibirsk anunciou em sua conta na rede social VKontakte o nascimento de, pelo menos, 16 gatos-de-pallas também conhecido como manul.


“No Zoológico de Novosibirsk, três gatos-de-pallas deram à luz. Agora, temos um total de 16 filhotes: uma fêmea teve três filhotes; outra, teve cinco; e a terceira, oito”, anunciou, em um comunicado, a instituição siberiana.

O felino, originário das estepes e montanhas do sul da Sibéria e da Ásia central, é uma das espécies ameaçadas de extinção incluídas no Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas da Rússia. De acordo com a Sociedade Geográfica Russa, no início dos anos 2000, o país possuía apenas entre 3.000 e 3.650 exemplares da espécie.

Imagebroker/Terry Whittaker/FLPA/Global Look Press

Vítima de vários fenômenos, o gato-de-pallas praticamente desapareceu das estepes nos últimos 20 anos. Em primeiro lugar, é particularmente vulnerável à caça furtiva, pois, em vez de fugir do perigo, congela instantaneamente diante da ameaça, facilitando o trabalho da presa. Além disso, é frequentemente atropelado por veículos; outra causa comum de morte desses animais é por envenenamento, depois de consumirem roedores que, por sua vez, foram contaminados por produtos químicos.

O Zoológico de Novosibirsk, um dos maiores da Rússia, virou praticamente uma reserva para preservação da espécie. Em mais de 20 anos, trouxe ao mundo 64 gatos-de-pallas, que mais tarde foram enviados para parques mundo afora.

ISN

Artigo anteriorSepror avalia jaraqui como nova perspectiva para piscicultura no AM
Próximo artigoNove estabelecimentos são interditados durante nova ação da CIF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui