Defesa Civil de Benjamin Constant emite primeiro alerta de cheia

Ruas começam a ser cobertas pelas águas/Foto: Eduardo Gomes

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, da Prefeitura de Benjamin Constant, a 1.116 km de Manaus, na região do Alto Solimões, sudoeste do Estado, emitiu na manhã de hoje, segunda-feira (28), alerta em relação da cheia deste ano. Segundo comunicado da Defesa Civil, entregue para a prefeita Iracema Maia (PSD), a cota do rio registrado pela manhã, foi de 11m63cm, 20 centímetros a mais do que foi registrado em 31 de março do ano passado (2015).
Segundo a coordenadoria da Defesa Civil em Benjamin Constant, a cota de alerta do nível do Rio Solimões registrada em 2009 foi de 11m30cm e em 2015, de 11m40cm.


De acordo com a Coordenadoria, a cheia deste ano de 2016 é semelhante a cheia registrada em 1999, a maior cheia já registrada na cidade de Benjamin Constant, atingindo pouco mais de um terço da cidade.

A coordenadora da Defesa Civil de Benjamin Constant, Gleissimar Castelo Branco assinalou no ofício alertando que a cheia já atingiu as comunidades localizadas nas ilhas fluviais de Bom Intento, Aramaçá, Arariá e em quatro ruas na área urbana da cidade resultado da elevação dos rios Solimões e Javari.
No ano passado, o nível das águas alcançou a marca de 13m77cm. Foi a segunda maior cheia registrada no município, superada apenas pela marca de 13m82cm registrada em 1999.

Parte dos moradores da Rua 5 de Setembro na área central da cidade já começam a sofrer os efeitos da cheia. A rua está localizada em uma das áreas mais baixas da cidade, às margens do Javarizinho, braço o Rio Javari, que faz a divisa entre o Brasil (margem direita) e Peru (margem esquerda).

...e o trânsito fica interrompido/Foto: Eduardo Gomes
…e o trânsito fica interrompido/Foto: Eduardo Gomes
Artigo anteriorDeputado cearense diz que Temer está no comando da ‘operação golpe’
Próximo artigoEduardo foi para o “tudo ou nada” e pode perder até o ministério

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui