Manaus adere aos ‘rolezinhos’ e adolescentes marcam encontro

Amazonas Shopping pode ser palco no dia 25/01

Amazonas Shopping pode ser palco no dia 25/01


Manaus – Grupos de Manaus já aderiram aos ‘rolezinhos’, encontros realizados por adolescentes que aconteceram recentemente em shoppings da cidade de São Paulo.

As reuniões viraram motivo de protestos em locais públicos contra o preconceito e a segregação social. Dois eventos já foram criados na rede social do Facebook para acontecer no dia 25 de janeiro.

Em um deles, o ‘Rolezinho Manaus’, 125 pessoas já estão confirmadas na página do evento. Na descrição, consta que a motivação do evento é ‘contra a criminalização da pobreza, contra a elitização dos espaços públicos e privados’ e ainda que o objetivo é ‘protestar por nossos direitos, de ir a praia, de ir no parque, de ir onde quisermos ir’, deixando claro que não querem provocar nenhum tipo de arrastão.

Entre os locais que foram sugeridos para votação estão: Shopping Ponta Negra, Amazonas Shopping, Millenium Center, Manaus Plaza e há a sugestão também de ir até a Arena da Amazônia.

Segundo o estudante Leandro Xavier, que participará do evento, os ‘rolezinhos’ estão retomando as discussões sobre a separação social.

“Vou para expressar minha indignação a toda essa classe burguesa, que só sabe ver a violência dos jovens da periferia e as pessoas que, às vezes, até banalizam esse movimento por terem opinião rasas e vazias, sem, ao menos, fazer uma reflexão sobre o real sentido daquilo tudo, e o porquê existem marginais ladrões, e por quê que eles vem das favelas”, afirma Leandro. “É uma questão que já foi alvo de discussões nas grandes metrópoles do mundo e agora chega no Brasil”.

O DJ Kleber Romão também confirmou a participação no evento. Segundo ele, a confirmação foi apenas para acompanhar a movimentação dos grupos.

“Na verdade, tenho uma opinião muito crítica a respeito. Acredito que está além do movimento social em si, há manipulação de partidos políticos. Estamos em um cenário político muito preocupante”, afirma ele. “Não é legal criar um tumulto em um shopping, mesmo porque muitas pessoas têm acesso aos shoppings da cidade”.

Já no evento ‘Rolezinho no Shopping Amazonas’, apenas oito pessoas estão confirmadas para o dia do encontro, que está marcado para às 16h. Na página, não há descrição sobre objetivos.

Shoppings

A assessoria de comunicação do Amazonas Shopping afirmou que a administração do centro comercial não irá comentar sobre o assunto. A equipe de reportagem entrou em contato com o Manauara Shopping, mas não obteve retorno.

O Shopping Ponta Negra irá se pronunciar após buscar informações sobre os eventos.

Em São Paulo

Os encontros viraram casos de investigação policial. Em 8 de dezembro, conforme o Estadão, houve tumulto e a polícia teve que ser acionada.

Nesta quinta-feira (16), a Justiça de São Paulo vetou mais três ‘rolezinhos’ que estavam programados pelas redes sociais nos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé.

A multa, em caso de descumprimento, foi fixada no mesmo valor que em outras decisões semelhantes: R$ 10 mil por manifestante em cada ato.(D-24)

Artigo anteriorFranklin e Lincoln já estão integrados à Seleçao Brasileira
Próximo artigoDescarte de lixo em local impróprio prejudica comunidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui