

Imprescindível ao próximo governador fazer uma reforma administrativa no Estado. É um Estado pesado, lento, centralizado, roda presa aos humores do governante de plantão e o rateio de cargos políticos. Tem Secretário de Estado sem perfil para função que serviu muito mais de Relações Públicas do que executivo em estruturas governamentais importantes.
APLS continua patinando e adormecido na ADS
Por cerca de três anos o programa de Arranjos Produtivos do Ministério da Indústria e Comércio – MDIC, ficou adormecido na Agência de Desenvolvimento Sustentável – ADS.
Por um engano foi parar lá, porque pertencia a SEPLAN, mas seu atual secretário, Airton Claudino, oriundo da Receita Federal também não sabe como operar. Na saída de Valdelino Cavalcante, o programa acabou voltando para a Secretaria de Planejamento.
Fim de governo, tentam ressuscitar o programa, que anda muito bem em outros Estados, mas no Amazonas vive patinando.
A plataforma de Praciano
Praciano notabilizou-se como vereador por luta pela meia passagem e melhoria do sistema de transporte coletivo. Essa foi e continua sendo sua plataforma. Depois acrescentou a luta contra a corrupção. Alinhou-se e rebelou-se contra o PT inúmeras vezes. Vencer par ao Senado vai ser mais complexo que defender essas bandeiras. Enfrenta Omar Aziz, ex-governador bem posicionado na saída de governo mas também com suas fragilidades. O calcanhar de Aquiles de Omar entre outras questões esta no atual status da Cidade Universitaria.