Show cultural promovido pela prefeitura para o encerramento da Semana do Autismo em Parintins

Prefeito Mateus Assayag conversando com crianças no show cultural de encerramento da Semana do Autismo em Parintins - foto: Foto: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro (aéreas) - SECOM

Prefeitura de Parintins promove Show Cultural para encerramento da Semana do Autismo


A Arena Rubem dos Santos, recebeu na tarde desta sexta-feira, 04, pais, familiares e os alunos da rede municipal de educação para o encerramento da Semana de Sensibilização e Conscientização do Autismo. O evento contou com participação do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves. As atividades tiveram início na terça-feira, 01, quando aconteceu uma diversa programação nas escolas do município.

Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, alunos autistas dos centros educacionais infantis e das escolas do ensino fundamental realizaram apresentações culturais, danças, músicas, poesias e apresentações do folclore regional.

Show de encerramento da Semana do Autismo em Parintins – foto: Foto: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro (aéreas) – SECOM

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, destacou a atuação dos professores que trabalham com a educação inclusiva. Na ocasião, o executivo municipal fez a entrega de computadores para as 19 escolas da zona urbana que têm salas de recursos multifuncionais. Os alunos também receberam crachás, que é fundamental para garantir mais segurança e acessibilidade para as famílias.

“É importante sensibilizar a nossa população da importância desse tema para que a gente tenha uma sociedade mais justa e igualitária”, pontou Assayag. O prefeito também anunciou a busca de vários investimentos para ampliar a rede de atendimento com neuropediatras e psiquiatras para que sejam feitos diagnósticos mais rápidos.

Para a secretária de educação, Gizelle Soares, o que estava acontecendo era a consolidação de todo o trabalho que é realizado pelos professores nas escolas da zona urbana e os avanços da educação inclusiva. Soares destacou os investimentos feitos pelo prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves nas salas de recursos da educação inclusiva, as formações continuadas para os professores e técnicos que trabalham diariamente dentro das escolas com as crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Prefeito Mateus Assayag com crianças – foto: Foto: Pitter Freitas e Yuri Pinheiro (aéreas) – SECOM

A coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, professora Karolle Carvalho, destacou o trabalho e o empenho das escolas em trabalhar a temática e sensibilizar a temática a comunidade parintinense sobre o autismo.

Mãe atípica, Suelem Guimarães, destacou o trabalho diferenciado que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza com as crianças, com os profissionais e os gestores das escolas onde funcionam as salas de recursos.

A rede municipal de educação tem 730 alunos e, desse total, 234 são crianças autistas.

 

Artigo anteriorBem-estar psicológico na Europa após a eclosão da guerra na Ucrânia – por: Gustavo da Silva Machado
Próximo artigoFalso juiz de São Paulo passou 45 anos na magistratura com um nome que ele inventou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui