Operação da PF combate garimpo ilegal em áreas indígenas

Foto: Ibama/PF/Funai

Desde a última quinta-feira (24), a Polícia Federal, o Ibama e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da Funai realizam a Operação Nidaid Isquim no Rio Jandiatuba e regiões adjacentes, dentro do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A ação tem como foco o combate ao garimpo ilegal, que ameaça comunidades indígenas isoladas, ribeirinhas e ecossistemas únicos da Amazônia.


Nos primeiros dias de operação, já foram inutilizadas 16 dragas e maquinários de garimpo. A Polícia Federal também conduziu diligências para coleta de informações de inteligência, que irão subsidiar futuras ações destinadas a identificar os líderes e financiadores da atividade ilícita, bem como suas conexões com o crime organizado.

Ibama, PF e Funai inutiliza infraestrutura criminosa – Foto: Ibama/PF/Funai

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e abriga a maior concentração de indígenas isolados do mundo. Atualmente, há nove referências confirmadas de grupos isolados e outras cinco em estudo, além de cerca de 7.000 indígenas de etnias como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. A expansão do garimpo ilegal nesse território ameaça essas populações com o risco de contaminação por mercúrio e acarreta graves perdas culturais.

A Operação Nidaid Isquim segue até esta quinta-feira (1º).

Artigo anteriorHomem é preso após sequestrar e torturar ex-mulher em motel no Jorge Teixeira
Próximo artigoInscrições para primeira e segunda etapas do PSC da Ufam encerram hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui